MITHUB lança as iniciativas Talk e Mentoring para fomentar o ecossistema de startups de construção e imobiliária no próximo ano
Nos últimos três anos, muito tem sido falado sobre a carência de inovação no setor da construção e mercado imobiliário. Apesar de amplamente relevante, o segmento figura como segundo pior setor em adoção de tecnologias digitais, caminhando a passos lentos.
Contudo, o movimento de inovação na vertical vem ganhando força com a multiplicação no número de startups, maior interesse das empresas tradicionais em acompanhar o movimento, e o crescimento no volume de investimentos em construtechs e proptechs no país.
"Entre 2016 e 2019 saímos de um cenário de pouco mais de 250 startups para mais de 800 existentes atualmente. Enquanto 2018 foram investidos cerca de R$ 356 milhões em startups desse segmento, em 2019 devemos fechar o ano com mais de R$ 1,5 bilhão aportados em startups que agregam soluções a essa vertical" diz Bruno Loreto, fundador da Terracotta Ventures e embaixador do MITHUB.
Mapa de Construtechs e Proptechs no país destaca 500 startups no segmento
Os números que batem recordes no cenário nacional, seguem uma tendência observada em mercados mais maduros, onde a inovação na vertical vem acelerando desde 2012.
Ao mesmo tempo que cresce o número de pessoas interessadas no tema, aumenta a necessidade de iniciativas que apoiem esses empreendedores que estão começando e também as empresas tradicionais que querem compreender esse novo contexto da transformação digital que chega ao setor.
Com esse propósito em 2018 foi criado o MITHUB, uma comunidade de inovação que busca fomentar empreendedorismo e tecnologia na cadeia de valor da construção, apoiando startup e conectando grandes empresas do setor em busca de soluções e oportunidades.
O projeto atraiu o interesse de grandes empresas como associadas: Cyrela, Brasil Brokers, Grupo Zap participantes da fundação da comunidade, somados a Duratex, Siege plataforma, Tigre, Gerdau, entre outras. Todas elas entendem que a transformação digital é um caminho sem volta, e estar conectado ao ambiente de startups é uma forma de impulsionar suas estratégias de inovação.
A motivação é estar conectado as mais de 800 startups nessa vertical hoje existentes no país e mais de 2 mil mapeadas nos principais ecossistemas de inovação do mundo.
Do lado dos empreendedores o objetivo é ajudar aqueles que estão dando seus primeiros passos, negócios em fase de validação, busca dos primeiros clientes, validação do modelo de negócios, trabalhando para chegar ao desejado product market fit. .. Leia mais em starse 29/11/2019
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