A Petrobras informou nesta quarta-feira que seu conselho de administração aprovou o modelo de venda adicional de sua participação na BR Distribuidora, a ser conduzida por meio de uma oferta pública secundária de ações, em importante etapa de seu plano de desinvestimentos.
Após a oferta, a participação remanescente da Petrobras no capital social da BR será inferior a 50%, disse a empresa em fato relevante, confirmando sinalização anterior de um executivo da estatal.
A Petrobras, que detém 71,25 por cento do BR, maior distribuidora de combustíveis do país, poderia levantar cerca de 6 bilhões de reais se vendesse uma fatia superior a 21,25 por cento na companhia, considerando com valor de mercado da empresa, de 27,3 bilhões de reais.
O valor levantado pode ser ainda maior se a empresa levar adiante um plano de reduzir a participação na BR para até 40 por cento, conforme afirmou uma fonte com conhecimento do assunto à Reuters anteriormente.
A petroleira estatal, que projetou no ano passado desinvestimentos potenciais de 26,9 bilhões de dólares, no período do plano de negócios 2019-2023, tem na BR um de seus principais ativos do programa de vendas.
No final de 2017, a Petrobras levantou cerca de 5 bilhões de reais com uma oferta inicial da ações (IPO, na sigla em inglês) da BR, vendendo fatia de quase 30 por cento na distribuidora.A empresa não detalhou como será a oferta secundária, mas em geral companhias listadas abrem tais operações para todas as classes de investidores..... Reuters Leia mais em dci 22/05/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário