16 abril 2019

Estudo: M&A pode ser necessário para o sucesso da transformação digital

Fusões e aquisições são importantes para as empresas que desejam alavancar os processos de transformação digital e para o sucesso pretendido que vem com a transformação da cultura empresarial, de acordo com um novo estudo alemão.

O estudo vem da empresa Noerr, em conjunto com a Technical University of Munich, e analisa as mudanças culturais, bem como as adaptações tecnológicas que vêm com a aquisição de novas empresas e o processo de fusão de duas empresas.

Primeiramente, esse foco está na 'motivação da aquisição' e na energia criativa que isso desencadeia à medida que as empresas ganham acesso a novos modelos de negócios e à estratégia de digitalização resultante que surgem à medida que as velhas formas de trabalhar são destruídas e as empresas começam com um quadro em branco. Embora baseados em empresas alemãs, as tendências gerais são de relevância global.

A pesquisa baseia-se em estudos recentes de empresas alemãs e nas respostas adaptativas a fusões e aquisições, muitas vezes motivadas pela escala e pela necessidade de formular uma estratégia comercial digital.

O estudo de pesquisa é intitulado "A blueprint for digitalisation: How M&A and clear strategic planning can help German companies build a digital future." (Um modelo para a digitalização: como M & A e planejamento estratégico claro podem ajudar as empresas alemãs a construir um futuro digital).

Embora as fusões e aquisições estejam invariavelmente ligadas aos mesmos fatores motivacionais, elas são legalmente distintas. Uma fusão refere-se à consolidação de duas entidades em uma entidade. Em contraste, uma aquisição ocorre quando uma entidade toma posse de ações, participações ou ativos de outra entidade.

Por que as empresas precisam de uma estratégia digital?

Os pesquisadores entrevistaram 150 profissionais de negócios baseados na Alemanha. A questão central da pesquisa era até que ponto as empresas estavam passando por uma transformação digital e a influência que fusões e / ou aquisições desempenharam na formulação da estratégia digital.

As descobertas são relevantes para as empresas, especialmente aquelas que não assumiram a importância de uma estratégia digital para o nível executivo, de acordo com Isabell Welpe da TU Munich. Ela afirma : "As empresas que têm uma estratégia digital subdesenvolvida ou nenhuma enfrentam desafios maiores na transformação digital de seus modelos de negócios".

M & A impulsionado pela aquisição de know-how digital

A razão para investigar isso foi um reflexo de uma tendência dentro do sistema empresarial alemão, onde o número de transações de fusões e aquisições motivadas pela necessidade de digitalizar serviços aumentou de 6% para 25% no período de 2013 a 2017.

Os 25% de empresas que declararam a digitalização como um "driver" para a fusão ou aquisição de novas empresas indicaram que um motivador era a oportunidade de transformar suas empresas em novos modelos de negócios, com a estratégia digital no centro.

Enquanto algumas empresas podem evoluir organicamente uma estratégia digital, adquirindo os ativos de outra empresa, isso foi chamado por muitas empresas para ser o melhor meio para adquirir o 'know-how' digital necessário para alcançar as metas de digitalização.

Além da expertise técnica e dos próprios funcionários, as empresas obtêm estruturas organizacionais, cultura e sistemas de informações gerenciais. Isto sugere que um driver importador para fusões e aquisições foi com um negócio, percebendo que ele não possui um ou mais fatores necessários para alcançar o sucesso da transformação digital.

O foco digital precisa ser com a tomada de decisão

A pesquisa também analisou a extensão em que as empresas estão embarcando na transformação digital e onde o foco estava agora e precisava ser no futuro. A primeira descoberta foi que a divisão entre empresas que têm uma estratégia digital definida e aquelas que não foram divididas quase 50:50.

Quanto a onde a tecnologia digital está sendo orientada, com a maioria das empresas isso estava sendo aplicado principalmente para funções front-end voltadas para o cliente ou operacionais, como compras, produção e distribuição.

Onde os esforços de transformação digital parecem estar faltando nas empresas alemãs, estão as ferramentas digitais que podem ajudar na tomada de decisões - big data e inteligência artificial. Os pesquisadores consideraram esta área subdesenvolvida de tomada de decisão digital como sendo a maior atenção para as empresas aproveitarem todo o potencial da transformação digital... Leia mais em digitaljournal 15/04/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário