Empresa se separou do leque da gigante do comércio eletrônico Alibaba e administra o aplicativo de pagamentos mais usado na China
A Ant Financial Services, operadora da maior plataforma de pagamentos eletrônicos da China, anunciou nesta sexta-feira que levantou cerca de 14 bilhões de dólares, no que observadores do mercado chamaram de maior rodada de aporte de capital já feita no mundo por uma empresa não listada.
O dinheiro vai impulsionar a Ant antes de uma esperada oferta inicial de ações (IPO) em Hong Kong e na China neste ano, embora a empresa não tenha definido ainda cronograma da operação ou em que bolsa vai colocar seus papéis em negociação.
A AntFinancial, que se separou da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, tem desempenhado um papel fundamental na transformação do cenário para a tecnologia financeira na China. A empresa administra o aplicativo de pagamentos mais usado do país, no que vem sendo considerado como uma migração para uma sociedade sem papel-moeda.
Em comunicado, a Ant afirmou que a captação incluiu tranches em dólares e em iuan. A parcela em dólares foi de mais de 10 bilhões, afirmaram fontes com conhecimento do assunto.
A Comissão de Investimento do Plano de Pensão do Canadá afirmou em comunicado que investiu cerca de 600 milhões de dólares na Ant International, uma unidade da Ant Financial.
Participaram da parcela em dólares do investimento o fundo soberano de Cingapura GIC e a investidora estatal Temasek, bem com a norte-americana Warburg Pincus.
Outros investidores globais incluíram também as empresas norte-americanas de investimento Silver Lake e General Atlantic.
A Ant não liberou detalhes de seu valor de mercado após a rodada de investimento. A Reuters publicou anteriormente que a Ant provavelmente estaria avaliada em 150 bilhões de dólares, uma das maiores companhias financeiras do mundo.
"É uma empresa de tecnologia financeira posicionada do mundo de forma única", disse Ben Zhoun, um gestor no Warburg Pincus, que liderou o investimento da empresa na Ant.
A Ant afirma que tem como objetivo alcançar 2 bilhões de consumidores no mundo com sua rede de pagamentos nos próximos anos, apoiada por investimentos e parcerias estratégicas com empresas de pagamento do sudeste asiático, bem como com alianças na Coreia do Sul, Japão e Índia.(Por Adam Jourdan, Cate Cadell e Julie Zhu e Kane Wu) Reuters Leia mais em dci 08/06/2018
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