COMO VENDER UMA EMPRESA: ALTERNATIVAS DE VENDA
Muitos são os motivos que levam uma pessoa a vender a sua empresa, seja por falta de sucessão ou ainda por precisar de recursos.
Na hora de vender uma empresa, ou participação, o comprador precisa saber todas as informações sobre o assunto, para poder tomar as melhores decisões.
Nesse artigo vamos explicar tudo sobre as diferentes opções, e dar dicas específicas para se obter o melhor valor na venda.
VENDA COM CONSULTOR, VERSUS VENDA SEM CONSULTOR
VENDA COM CONSULTOR FINANCEIRO: BOUTIQUE M&A OU BANCO DE INVESTIMENTO
A principal vantagem de contar com a ajuda de um consultor financeiro em M&A é que ele irá otimizar o valor da venda. Ele preparará o material necessário para a venda, conversará com potenciais investidores, de forma confidencial, dentro e fora do Brasil, e procurará negociar o melhor valor de venda para você.
Outra vantagem, quando você contrata um consultor financeiro, é que você continua focado na gestão da sua empresa, até finalizar a venda, não havendo menor foco ou prejuízo no seu trabalho.
O trabalho de um assessor financeiro é bastante complexo e incui serviços como:
- Valuation
- Preparação da sua empresa e do material para investidores.
- Planejamento da venda (estruturação)
- Contato com investidores.
- Coordenação da Due Diligence (auditoria).
- Acompanhamento nas negociações contratuais até efetivar a venda.
Bons assessores financeiros selecionam as empresas com as quais trabalharão, pois uma parte da sua remuneração dependerá o “êxito” da venda e do “valor” dela.
Portanto, na prática, apenas empresas médias ou grandes, e rentáveis, conseguem contratar um bom consultor financeiro, entretanto existem outras opções, conforme explicaremos a continuação.
VENDA SEM CONSULTOR FINANCEIRO: SITES DE VENDA, CORRETORES E CONHECIDOS
Normalmente a venda sem assessor é adotada por empresas menores, com faturamento menor a R$20Milhões, ou empresas que em dificuldades e que não conseguem arcar com o investimento em uma consultoria.
Se você escolhe vender a sua empresa sem a ajuda de um assessor, você pode anunciá-la em um site de vendas, falar com conhecidos, ou procurar um corretor.
Em qualquer caso, o número de potenciais interessados será menor, e dificilmente você conseguirá defender um bom valor sem uma avaliação e sem documentação nos padrões do mercado. Ainda a confidencialidade inexiste. Portanto seus clientes e funcionários poderão saber deste delicado assunto.
Se você fizer a venda por conta própria ou com a ajuda de um conhecido/corretor, precisará ter muita paciência pois o processo será muito demorado, e ainda você deverá ser flexível quanto ao valor de venda.
OPÇÕES PELA ESCOPO DO “ROAD SHOW”
VENDA LOCAL
Venda local aquela que ocorre em uma cidade ou região do Brasil, e são típicas das vendas sem assessor (ex: venda própria, via site ou com corretor).
Não necessariamente a venda local é uma opção ruim. Por exemplo, quando você consegue vender para um familiar ou amigo que o conhece bem e admira a sua empresa.
VENDA APENAS NO BRASIL
Empresas menores normalmente não são “alvo” de empresas estrangeiras.
É possível sim encontrar boas propostas entre investidores brasileiros, porém isto dependerá fortemente das características da sua empresa (tamanho, rentabilidade, potencial de crescimento, etc), de seu “valuation”, da documentação de venda, e do número de investidores contatados.
VENDA NO BRASIL E NO EXTERIOR
Esta venda é realizada pelas melhores boutiques de M&A do Brasil e por bancos de investimentos com “network” internacional.
Em muitos casos são empresas de porte médio ou grande (empresas com receitas acima de R$20milhões), sendo que investidores estrangeiros podem chegar a fazer ofertas muito generosas.
OPÇÕES PELA FORMA DE PREPARAÇÃO
VENDA COM PREPARAÇÃO PRÉVIA
É quando a empresa que será vendida já contratou um consultor que a ajuda a verificar os números dela juntamente com o seu contador e um auditor, preparando uma “avaliação” assim como toda a documentação necessária para a venda (se for necessário também in inglês). Um trabalho profissional que o ajudará a obter bons resultados na venda.
A grande vantagem da venda com preparação prévia é conseguir um maior número de interessados, devido à facilidade de análise, e ainda a uma maior facilidade para obter melhores propostas, o que acarretará no melhor valor de venda.
VENDA SEM PREPARAÇÃO PRÉVIA
Uma empresa menor ou com baixa rentabilidade, normalmente não consegue contratar um consultor financeiro que prepare a empresa para a venda.
Mesmo assim, é importante que você converse com seu contador para preparar as DREs e os Balanços Patrimoniais dos últimos anos em formato excel, para assim facilitar a análise de qualquer comprador.
OPÇÕES PELO TIPO DE “ROAD SHOW”
VENDA CONFIDENCIAL
A venda confidencial é muito comum quando a empresa contrata um assessor financeiro, que contatará os potenciais investidores sem revelar o nome da empresa que está sendo vendida, e só revelará o nome da sua empresa e outros dados confidenciais os potenciais interessados previamente aprovados por você, e apenas quando assinem um acordo de confidencialidade.
Desta forma seus funcionários, concorrentes e clientes só saberão da venda uma vez assinado o acordo de compra-venda.
VENDA NÃO CONFIDENCIAL
Geralmente a venda não confidencial acontece quando não há o envolvimento de um consultor financeiro.
O motivo é que os contatos com potenciais investidores são realizados pela própria empresa, por terceiros ligados a ela, ou por corretores, que não trabalham com confidencialidade.
Portanto funcionários, clientes e os concorrentes podem ficar sabendo da venda.
OPÇÕES PELO NÚMERO DE INVESTIDORES CONTATADOS
PROCESSO DE VENDA COMPETITIVO
Quando você contrata um bom consultor financeiro, ele contatará, e negociará com dezenas de investidores, dentro e fora do Brasil. Você deverá receber várias propostas, e escolher a melhor delas.
PROCESSO DE VENDA RESTRITO
Quando você não contrata um consultor financeiro, na prática não consegue falar com muitos investidores. Nestes casos é importante evitar fechar negócio com o primeiro interessado que aparecer, e acabar vendendo a empresa por um valor abaixo do que poderia conseguir... Pedro U., Leia mais em administradores 21/04/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário