De acordo com Klaus Ehmke, da Akurat Consultoria, os trabalhos de Due Diligence, principalmente de pequenas e médias empresas, geralmente focam nessas questões com o objetivo de identificar contingencias e mensurar os riscos potenciais.
Mas, existem diversas questões estratégicas que muitas vezes são esquecidas e que devem sempre ser avaliadas durante o processo de Due Diligence, pois podem impactar significativamente o valor da empresa e até mesmo inviabilizar a aquisição.
Veja a seguir 20 exemplos de questões importantes que devem ser cuidadosamente avaliadas durante a Due Diligence:
- As projeções da empresa utilizadas no Valuation estão de acordo com o orçamento aprovado para o período?
- Quanto de capital de giro normalizado é necessário para continuar gerindo o negócio?
- Como o "capital de giro", está determinado no acordo de aquisição?
- Quais investimentos de capital serão necessários para continuar a suportar o crescimento do negócio e quais compromissos de capital já estão comprometidos pela empresa?
- Se existe endividamento bancário, como esse endividamento está garantido? O Comprador terá que substituir as garantias?
- Existem quaisquer receitas incomuns, ou sazonais ou não recorrentes?
- Os investimentos necessários vem sendo feitos normalmente ou despesas e investimentos foram adiados?
- A empresa tem recursos financeiros suficientes para continuar a operar e cobrir suas despesas da transação durante o período de Due Diligence e negociação da transação?
- A empresa tomou medidas adequadas para proteger sua propriedade intelectual (incluindo acordos de confidencialidade e invenção atribuição com atuais e antigos funcionários e consultores)?
- A empresa historicamente incorporou software open source em seus produtos?
- Que software é crítico para as operações da empresa, a empresa tem licenças adequadas para esse software?
- Quem são os maiores clientes e que receitas são geradas a partir de cada um deles?
- Qual a concentração de clientes da empresa alvo?
- Pode haver qualquer problema em manter os clientes após a aquisição?
- Quão satisfeitos estão os clientes com o relacionamento com a empresa? (Contatos com os principais clientes é apropriado)
- Tem havido quaisquer níveis incomuns de restituições/Devoluções/trocas?
- Foi avaliada a existência de contratos de parceria ou joint venture ou acordos operacionais?
- Existem contratos que envolvam pagamentos em moeda estrangeira?
- Existem acordos de indenização, de exclusividade ou de não concorrência?
- A empresa esteve envolvida em investigações antitruste ou regulamentação prévias ou investigações?
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