Vendas às montadoras, exportações e mercado de reposição revelam forte alta no começo do ano
Os fabricantes de autopeças faturaram em janeiro 31,4% a mais do que no mesmo mês do ano passado. O principal motor da alta foi a venda às montadoras, que cresceu 33,7%. As exportações aumentaram 32,2% e o mercado de reposição, 21,1%. Os números foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e confirmam o cenário de recuperação apresentado em 2017.
O bom momento para as autopeças é comprovado pela medição mensal da utilização da capacidade instalada, que em janeiro de 2018 estava em 67%, 10 pontos porcentuais acima de janeiro do ano passado. Como consequência, o nível de emprego para o mês foi 6,8% mais alto que o verificado um ano atrás.
Os números do Sindipeças são elaborados a partir de 60 empresas associadas, que representam 36,2% do faturamento total das indústrias do setor. De acordo com a entidade, mais de 60% desse faturamento decorre da venda às montadoras. As exportações vêm em seguida com aproximados 18% dos ganhos. O mercado de reposição tem cerca de 16%. O restante decorre das vendas intrassetoriais, aquelas feitas entre os fabricantes do setor. MÁRIO CURCIO, AB Leia mais em automotivebusiness 29/03/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário