A casa de luxo La Perla mudou de mãos, embora o nome do seu novo proprietário seja uma surpresa. A marca especializada em lingerie, que diversificou a sua oferta ao prêt-à-porter, anunciou há algumas semanas ter entrado em negociações exclusivas com o grupo chinês Fosun, que acabou de adquirir a Lanvin. Mas, as negociações não chegaram a bom porto, o que abriu espaço para o Sapinda, um grupo de investimentos com sede em Amsterdão.
Proprietário da marca desde 2013, Silvio Scaglia, através da sua holding Pacific Global Management, havia restruturado a La Perla e procurava há vários meses um comprador. Em tempos com dificuldades financeiras, a marca originária de Bolonha relançou-se com a diversificação da sua atividade, especialmente com um impulso dado pelo prêt-à-porter, tanto feminino como masculino, apresentando-se agora como uma marca de luxo lifestyle.
Depois de ter mudado a sede para Londres, embora mantendo os ateliers em Bolonha, a La Perla perde mais laço com Itália ao passar das mãos de Silvio Scaglia para as da Sapinda.
Sob a direção artística de Julia Haart durante quase dois anos, a marca conta hoje com 150 pontos de venda em todo o mundo, graças ao desenvolvimento asiático levado a cabo nos últimos anos. A La Perla é uma marca italiana histórica, fundada nos anos 50 por Ada Masotti em Bolonha, onde ainda fabrica algumas das suas coleções, mas recorre cada vez mais ao “made in Europe”.
“Estamos encantados por a Sapinda ter adquirido a La Perla para dar continuidade à sua visão de criar a primeira marca mundial de moda de luxo que explora a imaginação feminina em todas as suas facetas”, declarou Silvio Scaglia num comunicado. “Conheço a Sapinda e o seu CEO Lars Windhorst há vários anos e trabalhei com ele diversas vezes no passado. Sei que a Sapinda tem os recursos necessários para levar a La Perla para um novo patamar e prosseguir com a minha visão de construir uma marca de luxo mundial, mantendo a produção na Europa”, acrescentou Scaglia.
“Silvio e a sua equipa fizeram um excelente trabalho no desenvolvimento da empresa num setor que continua a demonstrar um enorme potencial de crescimento”, afirmou por seu lado o CEO da Sapinda. “Estamos prontos para investir mais, melhorar o desempenho financeiro da empresa e continuar a implementar a visão de Silvio para a La Perla e as suas criações ‘Made in Italy’. Temos vindo a tentar investir no setor do luxo há algum tempo e, após termos analisado uma série de oportunidades nos últimos meses, estamos felizes por termos chegado a acordo com a La Perla.”
A Sapinda Holding é uma estrutura de investimento holandesa com escritórios em Amsterdão, Berlim e Londres. Em Londres, as suas instalações situam-se no 23 Savile Row, uma das raras ligações do grupo com o mundo da moda. O grupo de investimentos apresenta-se muito sucintamente no seu site como uma estrutura fundada em 2009 por um pequeno número de empresários e famílias ricas desejosas de aproveitar oportunidades de investimento na Europa, África Subsaariana e Ásia. Concretamente, a Sapinda Holding opta por investir ou em organizações em dificuldades, muitas vezes através de uma sociedade com sede no Luxemburgo, ou em start-ups. Os seus setores de eleição são o da energia e mineração ou as novas tecnologias.
O rosto desta estrutura é Lars Windhorst, cofundador do grupo, herdeiro de uma empresa industrial alemã e apresentado como “flamboyant” pela imprensa financeira. Windhorst teve um historial de bancarrota na Alemanha antes de se relançar em Inglaterra, e os seus métodos são por vezes muito agressivos para o suave meio financeiro… com o seu grupo a defender regularmente os seus casos perante os tribunais.
A estratégia da Sapinda com a marca italiana será, portanto, acompanhada de perto nos próximos meses. Por Anaïs Lerévérend - Leia mais em br.fashionnetwork 27/02/2018
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