26 outubro 2017

Wappa adquire VaiMoto e passa a oferecer serviço de frete

Aplicativo de táxi com foco no mercado corporativo quer criar “solução completa de mobilidade para empresas”

AWappa, aplicativo de táxi focado no segmento corporativo, adquiriu a empresa VaiMoto, de solicitação de motoboys. Com isso, diz Armindo Mota Junior, CEO da Wappa, a empresa busca oferecer “uma solução completa aos clientes corporativos, com uma entrega mais ampla do que o transporte de pessoas”.

“Mapeamos a demanda das empresas e vimos que havia um alto potencial se investíssemos em serviços de motoboy”, diz Mota Junior. Segundo ele, a gestão de despesas de empresas com motoboys ainda é muito complexa e descentralizada. O serviço pelo aplicativo pode ser utilizado para a entrega de documentos, de delivery de comida ou até para empresas de ecommerce que querem fazer a entrega o mais rápido possível.

“Percebemos que poderíamos ajudar as empresas a ganhar velocidade nesse processo. É fácil oferecer o motoboy como uma solução complementar para nossos clientes”, diz o CEO da Wappa. “Há muita sinergia, os clientes e interlocutores são parecidos”.

Há um ano e meio, a Wappa já havia adquirido uma participação minoritária na VaiMoto. “Começamos a desenhar uma estratégia para nos tornarmos uma plataforma completa de gestão de despesas com mobilidade para as empresas há dois anos”, afirma Armindo Mota Junior. Hoje, a Wappa atende 6 mil empresas, como grandes bancos, seguradoras e operadoras de telefonia.

Por enquanto, a VaiMoto atua como uma empresa separada da Wappa, mas há planos para uma integração das duas plataformas. Com isso, os clientes poderiam visualizar o total das despesas.

A VaiMoto foi criada há quatro anos. Embora tenha um histórico recente como aplicativo, a Wappa opera há 15 anos. “A Wappa funcionava como uma cooperativa de táxi e a comunicação era por mensagem de texto”, diz Armindo. Com o surgimento de outros players, como Uber e 99, a Wappa conseguiu se manter com o foco no segmento corporativo. “O mercado corporativo é o grande heavy user do deslocamento urbano, tem alto volume de demanda, com recorrência, mais segurança e tiquete médio maior. O varejo está construindo um mercado novo, mas o mercado B2B ainda é maior, é um mercado que movimenta mais de R$ 20 bilhões por ano”. E o táxi, segundo ele, tem a vantagem de circular nos corredores de ônibus – o que não acontece om os aplicativos de transporte privado, como Uber.

O foco da empresa segue no segmento corporativo, apesar de a plataforma ter sido aberta a pessoas físicas recentemente. “O custo de aquisição é muito alto e você entra em uma guerra de preços, de dar corrida grátis, dar desconto. Você destrói a percepção de valor do serviço e o usuário está olhando muito mais o preço do que o serviço”. No segmento corporativo, uma plataforma que permita melhor gestão das despesas pesa mais, segundo ele.

Além da aquisição da VaiMoto, a empresa também passará a oferecer o serviço Wappa Concierge, com carros blindados, motoristas bilíngues e até reserva de helicópteros e jatos executivos. “Isso abre um canal para que a empresa gerencie melhor suas despesas”, afirma Armindo Mota Junior.
POR DANIELA FRABASILE Leia mais em epocanegocios 26/10/2017

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