Fortalecimento da oferta global de extratos naturais
A Givaudan, líder mundial em aromas e fragrâncias, anunciou hoje que está adquirindo a divisão de nutrição do Grupo Centroflora como parte da estratégia 2020 para fortalecer a oferta global de extratos naturais e sua presença no Brasil.
A Divisão Nutricional da Centroflora (Centroflora Nutra) fabrica extratos botânicos e frutas desidratadas para os setores de alimentos, bebidas e bens de consumo. Oferece uma grande variedade de extratos de plantas de várias regiões do mundo, com foco especial naquelas provenientes da grande biodiversidade do Brasil. Com sede e uma fábrica em Botucatu, Brasil, a Centroflora Nutra emprega 116 pessoas e exporta produtos em nível mundial.
Gilles Andrier, CEO da Givaudan, disse: “A aquisição da divisão de nutrição da Centroflora se ajusta à estratégia 2020 de expandir a nossa oferta em produtos naturais e está alinhada aos nossos objetivos de sustentabilidade. Oferece uma oportunidade exclusiva de fortalecer a plataforma de abastecimento de produtos naturais para aromas, fragrâncias e cosméticos da Givaudan. O programa abrangente de gestão de sustentabilidade da Centroflora reforçará a contribuição da empresa na preservação do meio ambiente, estimulando o bem-estar das comunidades de onde se originam os recursos e protegendo-as em longo prazo”.
Mauricio Graber, Presidente da divisão de Aromas da Givaudan, disse: “Equilibrar as necessidades dos consumidores de produtos naturais e preservar os recursos é uma prioridade para a Givaudan. A combinação do portifólio de extratos naturais da Centroflora e sua liderança de sustentabilidade, juntamente com nosso amplo patrimônio de fontes naturais e sustentáveis, gerarão inúmeros benefícios para nossos clientes, funcionários e comunidades no Brasil e em todo o mundo”.
Embora os termos do acordo não tenham sido divulgados, a atividade da Centroflora Nutra teria representado cerca de 17 milhões de CHF em vendas adicionais para os resultados da Givaudan em 2017, em base proforma. A Givaudan planeja financiar a operação de recursos existentes e deverá finalizar o processo de aquisição no início de 2018.
Sobre a Givaudan - A Givaudan é líder mundial na criação de fragrâncias e aromas. Através da parceria com empresas de alimentos, bebidas, produtos de consumo e perfumaria a Givaudan desenvolve sabores e essências que encantam os consumidores de todo o mundo. Com paixão em compreender as preferências dos consumidores e buscando sempre inovar, a Givaudan está na vanguarda de criação de fragrâncias e aromas que “envolvem os seus sentidos”. A empresa obteve vendas de CHF 4,7 bilhões em 2016. Sediada na Suíça e presente em mais de 95 localidades, a empresa possui mais de 10 mil funcionários no mundo todo. A Givaudan convida você a descobrir mais no site www.givaudan.com.
Sobre a Givaudan Flavours - O conhecimento abrangente da Givaudan sobre os sabores de cada região do mundo, considerando sua extensa área de atuação, permite parcerias estreitas com os clientes, onde quer que estejam. Com uma abordagem personalizada para cada criação de produto, a Divisão de Aromas da Givaudan é uma curadoria de conhecimento, inovação e criatividade, pronta para surpreender os clientes e consumidores com novas ideias e soluções originais. A Givaudan cria aromas e experiências de sabor que despertam emoções em todos os segmentos-chave, incluindo bebidas, doces, salgados e snacks. Independentemente da categoria de produto, a grande paixão da Givaudan é fazer de alimentos e bebidas coisas deliciosas. Nós convidamos você a “envolver os seus sentidos” e aprender mais sobre aromas na www.givaudan.com/flavours.
Sobre o Grupo Centroflora - O Grupo Centroflora atua há 60 anos no desenvolvimento e comercialização de extratos vegetais para os segmentos de saúde, nutrição e cuidados pessoais. Maior produtor brasileiro de insumos farmacêuticos de origem vegetal, o Grupo exporta para mais de 70 países e prima pela excelência na produção de extratos provenientes de diversas regiões do planeta, com especial atenção àqueles derivados da biodiversidade brasileira. Emprega cerca de 260 funcionários em suas quatro unidades industriais, nas divisões farmacêutica e alimentícia, e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade por meio do programa corporativo “Parcerias para um Mundo Melhor”, que garante a compra planejada de safras e pagamento justo de espécies botânicas cultivadas por meio de práticas orgânicas e manejo sustentável. O Grupo Centroflora (http://centroflora.com.br) também exercita a responsabilidade social por meio do Instituto FloraVida (http://floravida.org.br/floravida/), que idealiza e executa iniciativas de educação socioambiental com transversais em saúde, meio ambiente e desenvolvimento das comunidades. Leia mais em revistais 20/09/2017
===
GRUPO CENTROFLORA REFORÇA INVESTIMENTOS NA ÁREA FARMACÊUTICA
Com a venda da divisão nutracêutica para Givaudan, empresa anuncia investimento de até R$75 milhões na divisão farmacêutica
Botucatu, 20 de setembro de 2017 – O Grupo Centroflora, maior produtor brasileiro de insumos farmacêuticos de origem natural, anunciou nesta manhã a venda da divisão de nutracêuticos (alimentos) para a empresa suíça Givaudan, líder mundial em produção de sabores e fragrâncias.
O acordo, que contou com o Banco Itaú BBA como assessor financeiro exclusivo do Grupo Centroflora e do escritório Lobo&deRizzo como assessor jurídico, deverá ser efetivado no início de 2018. Essa negociação reforça a estratégia definida pelo Grupo para consolidar as atividades na área farmacêutica, incluindo investimentos da ordem de R$ 75 milhões para a implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Campinas, ainda em 2017, e a construção de uma nova fábrica em até três anos.
“O Grupo Centroflora vem implementando práticas e atividades para o fortalecimento de nossa atuação no segmento farmacêutico. O aporte proveniente da negociação fomentará a consolidação das atividades em nosso principal negócio”, afirma Peter Andersen, presidente do Grupo Centroflora. “Aliado a isso, a Givaudan compartilha conosco os mesmo valores de inovação, cuidado com a sociobiodiversidade e desenvolvimento sustentável, por isso acreditamos que será uma transição bastante consistente”, conclui.
O acordo de venda prevê que o negócio será concluído nos primeiros meses de 2018. Após esse período, as duas empresas compartilharão a unidade fabril II de Botucatu (SP), onde hoje são elaborados insumos para os segmentos de nutrição e farmacêuticos (fitomedicamentos), por até cinco anos. As iniciativas de P&D Farma do Grupo deverão ser transferidas para Campinas antes da efetivação do contrato com a Givaudan, garantindo 100% a proteção da propriedade intelectual da Centroflora e seus parceiros. A área de Pesquisa será representada pela empresa de Inovação Radical Phytobios e a de Desenvolvimento pela Diretoria Técnico Cientifica Farma do Grupo Centroflora.
FOCO EM MEDICAMENTOS – Em 2014, o Grupo Centroflora estabeleceu uma sociedade com a alemã CMS Pharma – especializada na produção e comercialização de IFAs (Ingredientes Farmacêuticos Ativos) – para a criação da Centroflora CMS. Empresa que adquiriu da Boehringer Ingelheim uma tecnologia de produção e direitos exclusivos de distribuição de um grupo de IFAs de origem vegetal e já conta com portfólio de oito moléculas comercializadas para mais de 100 empresas em todo o mundo. Em paralelo, iniciou a adequação da unidade farmoquímica do Piauí para a produção de moléculas para comercialização no mercado nacional e exportação.
Ainda em 2014, o Grupo, por meio da empresa de Inovação Radical Phytobios, firmou uma importante parceria com o Laboratório Nacional de Biociências (LnBio), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), para criação de uma plataforma de Drug Discovery em Biodiversidade Brasileira. A plataforma conta com uma biblioteca exclusiva coletada ao longo dos anos em diferentes biomas do Brasil e é considerada uma das mais modernas do mundo. A entrada de parceiros importantes do setor farmacêutico na plataforma motivou a criação de um centro de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de alta performance em Campinas, nas proximidades da plataforma para potencializar ainda mais a interação com os clientes. Leia mais em centroflora 20/09/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário