Julia Neznanova, que comanda a Friends of eBay, atuou oito anos como empreendedora antes de trocar de time
A empresa de comércio eletrônico eBay, assim como outras companhias tradicionais, percebeu que precisava das novatas para acelerar suas inovações. Por isso, na sede em Nova York, montou o Friends of eBay, uma aceleradora de startups dentro da própria empresa.
Julia Neznanova é a responsável por comandar o projeto, que já teve até startup sendo comprada, mais tarde, pelo Snapchat. Antes de ingressar no eBay, Julia atuou oito anos como empreendedora. Ou seja, ela entende bem dos dois mundos — das grandes e das pequenas empresas.
Nesta terça-feira (26/09), a executiva participou do evento Innovators Summit, em São Paulo. Ao ser questionada sobre a performance de empreendedores de países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, ela deu três dicas:
1. Entenda o contexto em que sua companhia está inserida. "Pode ser muito desafiador criar uma startup em um mercado em desenvolvimento, mas também há espaço para inovar muito mais", disse. "É preciso realmente conhecer suas forças e suas fraquezas." Isto é, conheça os obstáculos, mas tente olhar também para as oportunidades.
2. Venda-se melhor. Julia enfatizou que os empreendedores de fora dos Estados Unidos precisam saber como fazer uma propaganda melhor de si mesmos. "Às vezes, a pessoa tem uma experiência muito relevante, mas não explica direito", afirma.
3. Venda a sua empresa melhor. Você tem de dar contexto para um investidor internacional ao apresentar sua ideia. Pense que ele não conhece você ou o Brasil. Traga referências que ele possa conhecer. Quer um exemplo? "Eu quero criar o Lyft brasileiro". Seja claro. Leia mais em epocanegocios 26/09/2017
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