A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a aprovação sem restrições de uma joint venture concentracionista entre a Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK), Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e Kawasaki Kisen Kaisha (KL), envolvendo o setor de transporte marítimo regular de contêineres. O acordo de integração dos negócios prevê que a NYK incorporará uma sociedade por ações japonesa (Kabushiki Kaisha) - referida como "Integrated Holding Company", também denominada HoldCo.
A NYK constituirá uma sociedade de responsabilidade limitada de capital fechado que, em conjunto com a HoldCo, será chamada de "JV". O negócio da JV é o fornecimento de transporte marítimo regular de contêineres e serviços de terminais de contêineres, excluindo o Japão, para clientes em vários países. No Brasil, a operação proposta envolverá apenas o negócio de transporte marítimo regular de contêineres.
A operação é avaliada, segundo parecer do Cade, em aproximadamente JPY 300 bilhões (cerca de R$ 8,202 bilhões).
Segundo parecer da superintendência, a NYK é uma empresa japonesa global de logística, especializada em transporte marítimo internacional, cruzeiros, transportes portuário e entre terminais, serviços relacionados com o transporte marítimo e ramo imobiliário. O Grupo MOL é um grupo internacional de transporte multimodal, especializado em navegação oceânica.
A KL é uma empresa de logística integrada e é considerada uma empresa de transporte marítimo de nível mundial operando uma frota diversificada de navios para atender às necessidades de transporte marítimo em todo o mundo.Sandra Manfrini Estadão leia mais em mackenziesolucoes 10/04/2017
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