A Netshoes, empresa de comércio eletrônico dona dos sites Netshoes e Zattini, protocolou ontem pedido de listagem na Bolsa de Nova York (Nyse), com oferta pública inicial de ações no valor de US$ 100 milhões. Segundo o Valor apurou, porém, a oferta da varejista on-line deve alcançar aproximadamente os US$ 200 milhões.
A varejista eletrônica de calçados e roupas decidiu concentrar sua oferta inicial de ações nos Estados Unidos, apesar de ter operações no Brasil, na Argentina e no México, porque avalia que os investidores americanos vão entender melhor seu negócio e, consequentemente, atribuir um valor mais adequado a ele, apurou o Valor .
Nos Estados Unidos, onde o comércio eletrônico é mais disseminado do que no Brasil, a Netshoes deve encontrar mais facilmente outras companhias comparáveis a ela, o que facilitaria a fixação de preço das ações. Na BM&FBovespa, a lista de empresas de comércio eletrônico é pequena e não inclui companhias com o mesmo foco. As mais relevantes na bolsa são B2W, Via Varejo (que engloba a CNova) e Magazine Luiza (que contempla as operações de lojas físicas e internet).
O processo de abertura de capital é assessorado por Bradesco BBI, Goldman Sachs, J.P. Morgan, Allen & Company e Jefferies. Se o pedido for aprovado, a Netshoes será listada na bolsa com o símbolo "NETS". A companhia não informou o volume de ações que pretende colocar em negociação.
Atualmente, 27,8% do capital pertence aos fundadores Marcio Kumruiam e Hagop Chabab. Outros 37,38% pertencem à Tiger Global, 10,6% estão nas mãos da Archy, 8,8% são da Clemenceau Investments e 8,4%, do Riverwood Capital Partners.
No pedido de listagem, a Netshoes informou que o valor justo de suas ações atualmente é de US$ 121,37 por ação. Considerando o volume atual de ações da companhia, seu valor justo seria de US$ 867,2 milhões. O valor é mais baixo do que a avaliação recebida pela Netshoes nas rodadas de investimento feitas em 2014 e 2015.
Em 2014, a Netshoes vendeu 1,25 milhão de ações, a US$ 134,86 por ação, somando US$ 168,6 milhões. Em março de 2015, a companhia vendeu 333.678 ações também ao preço de US$ 134,86 cada, totalizando US$ 45 milhões.
Em fevereiro deste ano, a empresa fez uma nova captação de investidores financeiros, por meio da emissão de títulos conversíveis em ações ordinárias, no total de US$ 30 milhões.
O objetivo da abertura de capital, segundo a companhia, é ganhar flexibilidade financeira e facilitar o futuro acesso aos mercados de capitais.
Os recursos obtidos com a operação serão usados para financiar capital de giro e investir em software e estrutura logística. Fundada em 2000, a Netshoes é a maior varejista on-line do país de calçados, mas ainda não chegou ao seu equilíbrio financeiro. Em 2016, a Nesthoes registrou um crescimento de 15,2% de receita líquida, para R$ 1,74 bilhão. O prejuízo líquido foi de R$ 151,9 milhões, ante R$ 99,5 milhões em 2015. O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ficou negativo em R$ 43,9 milhões, ante R$ 46,5 milhões em 2015.
A Netshoes fechou 2016 com uma base de 5,6 milhões de usuários ativos, 18,9% mais do que no ano anterior. Em 2016, registrou 10,3 milhões de compras, com aumento de 20,8% sobre o ano anterior. Desse total, 74,5% das vendas foram feitas para clientes que compram no site com frequência.Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 17/03/2017
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