Enquanto o varejo de vestuário no Brasil encolheu 10,9% no ano passado, na internet, as vendas cresceram 6,4%, para a R$ 2,5 bilhões, segundo a ebit. As vendas pela internet representam 2% da receita total do varejo de moda no país e especialistas do setor estimam que essa participação possa chegar a 10% no futuro, como já acontece nos Estados Unidos e em países da Europa.
Essa perspectiva levou muitas companhias de internet e até varejistas tradicionais a abrirem suas lojas virtuais. Mas, apesar do rápido crescimento em vendas na internet, as companhias enfrentam dificuldades para lucrar. Mesmo empresas já consolidadas no setor, como Netshoes e Dafiti, ainda não atingiram lucro no país.
Para sair do vermelho, as empresas Shop2gether e OQVestir se juntaram, formando a Icomm Group, empresa que começa o ano com uma receita de R$ 160 milhões e lucro zero. Eduardo Kyrillos, diretor executivo do Icomm Group, disse que os dois sites vão funcionar de forma independente mas, as áreas administrativa, jurídica, de recursos humanos e logística serão unificadas. As duas marcas também vão operar com um único centro de distribuição.
"Com essa unificação, a Icomm ganha escala e reduz custos, o que vai permitir à companhia começar a apresentar Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização] positivo a partir de abril", afirmou Kyrillos. O executivo não informou qual foi o prejuízo alcançado pelas duas empresas separadamente em 2016.
Kyrillos acrescentou que a meta da Icomm Group é ter um crescimento na receita de 30% ao ano, mas, em 2017, o aumento será menor, de 25%, para R$ 200 milhões, por conta do processo de fusão.
De acordo com o executivo, apenas 20% dos clientes cadastrados já compravam nos dois sites. Ele também observa que metade das marcas eram comuns às duas lojas. "Existe muito espaço para crescer, com o fortalecimento da oferta de itens nas lojas e aumentar o número de clientes em cada loja", disse Kyrillos. - Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 23/02/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário