23 dezembro 2016

Hypermarcas deve vender negócio de fraldas por R$ 1 bi

Ao acertar a venda de seu negócio de fraldas à belga Ontex por R$ 1 bilhão, a Hypermarcas dá mais um passo para se concentrar somente no mercado de medicamentos.

Após fazer dezenas de aquisições na tentativa de se tornar uma espécie de “Unilever brasileira” no fim da década passada, a companhia tomou, em 2011, a decisão de se desfazer dos segmentos de consumo ao perceber que sua operação de remédios – representada pelo laboratório NeoQuímica, atual vice-líder em faturamento no Brasil – era bem mais rentável.

Ontem, a Hypermarcas divulgou fato relevante relatando que está em negociações com a companhia belga, que também confirmou as conversas. Segundo apurou o Estado, o negócio estaria fechado, faltando alguns detalhes para a assinatura do contrato, que pode ocorrer nos próximos dias. O principal conselheiro da Hypermarcas no negócio foi o Bank of America Merrill Lynch.

Segundo uma fonte de mercado, a negociação veio um pouco abaixo do que a empresa e o mercado esperavam, mas a operação é considerada saudável dentro da estratégia de longo prazo da Hypermarcas. O grupo vinha procurando um comprador para o negócio havia alguns anos.

No ano passado, a Hypermarcas teria chegado a negociações avançadas com a Kimberly Clark, dona da marca Huggies.

O negócio acabou não saindo, por temores de que, por causa da forte participação da americana no segmento, o negócio pudesse enfrentar barreiras no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Ao contrário da gigante Kimberly Clark, a Ontex é uma espécie de empresa “emergente” no mercado. A aquisição de R$ 1 bilhão é considerada um passo importante para a companhia, que no ano passado faturou cerca de US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 5,6 bilhões). Fundado em 1979, o grupo iniciou sua expansão internacional ao abrir uma fábrica na China, em 2006.

Diante da expectativa de crescimento expressivo de sua receita – já que a Hypermarcas tem receita de cerca de R$ 1,2 bilhão com fraldas, considerados dados de 2015 –, as ações da Ontex fecharam ontem em alta de 3,46%, cotadas a ¤ 27,04. Já os papéis da Hypermarcas na BM&FBovespa, que chegaram a subir 4% pela manhã, acabaram encerrando o pregão em baixa de 1,51%, a R$ 24,21.

Classe C. Assim como ocorria com o restante de portfólio de perfumaria e beleza da Hypermarcas, as marcas de fraldas da empresa também eram mais fortes entre o público da classe C.

A área de perfumaria da Hypermarcas foi vendida em bloco para a espanhola Coty, por R$ 3,8 bilhões, em novembro do ano passado.

A venda à Coty incluiu uma fábrica de cosméticos localizada no município de Senador Canedo, em Goiás, que empregava 2,5 mil trabalhadores no ano passado, além de marcas como Bozzano, Monange, Paixão, Risqué e Cenoura & Bronze, entre outras. O negócio com a Coty foi considerado uma vitória para Hypermarcas, pois veio bem acima do que era esperado por analistas de mercado.

Uma fonte de mercado disse que, embora o valor não tenha sido considerado tão alto no caso das fraldas, a empresa conseguiu repetir a estratégia de forma eficiente: atraiu um grupo que queria entrar no mercado brasileiro para um ativo que estava no mercado havia tempo.

Estratégia. No portfólio da antiga Hypermarcas ainda resta um ativo à venda: o negócio de adoçantes, que inclui marcas relevantes, como ZeroCal, Adocyl e Finn. Ao focar na área de medicamentos – em especial genéricos e isentos de prescrição médica –, a empresa conseguiu crescer em faturamento mesmo com a crise. Nos primeiros nove meses do ano, a companhia faturou R$ 2,44 bilhões, alta de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, em bases comparáveis. - O Estado de S.Paulo Leia mais em portal.newsnet 23/12/2016
===========

 HYPERMARCAS S.A. FATO RELEVANTE

A HYPERMARCAS S.A. (a “Companhia” ou “Hypermarcas”), em cumprimento ao disposto no Art. 157, parágrafo 4o, da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada e em vigor, e na Instrução CVM no 358, de 3 de janeiro de 2002, conforme alterada e em vigor, anuncia que celebrou nesta data um Contrato de Compra e Venda de Ações (“Contrato”) com a Ontex Group NV (“Ontex”) para a alienação de seu negócio de produtos descartáveis (“Negócio de Produtos Descartáveis” e “Transação”, respectivamente).

O preço de aquisição do Negócio de Produtos Descartáveis pela Ontex será de R$1,0 bilhão, a ser pago à Companhia em dinheiro na data do fechamento da Transação, esperado para ocorrer no primeiro trimestre de 2017.

A conclusão da Transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais para esse tipo de transação, mas não depende da aprovação de órgãos de defesa da concorrência.
No período de doze meses encerrados em 30 de setembro de 2016, o Negócio de Produtos Descartáveis, substancialmente composto pelas marcas de fraldas infantis Pom Pom, Cremer e Sapeka, além de Bigfral, marca líder no Brasil no segmento de fraldas para incontinência, gerou receita líquida de R$1,2 bilhão.

Com essa Transação, a Hypermarcas conclui o processo de reestruturação do portfólio da Companhia, com o objetivo de se tornar uma empresa farmacêutica pura. Tal processo foi iniciado em 2015, com o anúncio da venda do negócio de Cosméticos para a Coty, por R$3,8 bilhões, e do negócio de Preservativos para a Reckitt Benckiser Brasil por R$705,8 milhões, e é finalizado agora com o anúncio da venda do negócio de Produtos Descartáveis para a Ontex.

Após a conclusão da Transação, a posição de caixa líquido pro forma da Companhia, sem considerar a geração operacional de caixa, será de R$1,7 bilhão. Tais recursos permitirão que a Companhia foque seus investimentos no negócio farmacêutico, que exibe tendência atrativa de crescimento orgânico de médio e longo prazos, dado o envelhecimento da população brasileira, alavancando na posição competitiva superior da Hypermarcas nesse mercado.

A Companhia manterá o mercado informado sobre demais informações relacionadas ao tema, por meio dos canais de comunicação oficiais, nos termos da regulamentação e legislação aplicáveis.
São Paulo, 22 de dezembro de 2016 Leia mais em hypermarcas 22/12/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário