14 novembro 2016

Potencial digital no Brasil até 2025 é de US$ 205 bi

Apesar do brasileiro gastar muito tempo on-line, a representatividade do comércio eletrônico no varejo nacional ainda é muito baixa, de 3,6%. Segundo estudo da consultoria McKinsey & Company, essa contradição pode custar, até 2025, cerca de US$ 205 bilhões em oportunidades perdidas.

No Brasil a internet é hoje a terceira fonte de informações mais importante para o consumidor, enquanto nos Estados Unidos ela ocupa a sétima posição. Mesmo assim, essa maior propensão em navegar na rede não tem se convertido em aumento nas vendas do e-commerce, que ainda representa muito pouco do varejo nacional (apenas 3,6%). A média mundial é de 7,8%, e na China essa fatia é de 14%. O levantamento da consultoria McKinsey & Company mostra ainda que essa e outras contradições vistas no Brasil podem custar US$ 205 bilhões em oportunidades perdidas, até o ano de 2025.

De acordo com o estudo, os ganhos viriam pela melhoria nas dinâmicas do mercado de trabalho, na eficiência no uso de ativos e na produtividade em geral; além dos benefícios desse aumento na atividade dos consumidores. Segundo a pesquisa, só o primeiro aspecto poderia contribuir com o incremento de US$ 70 bilhões na economia nacional, nos próximos dez anos.

A maior digitalização do país também permitiria o aumento no uso de ferramentas para gestão de máquinas e ferramentas, reduzindo custos de manutenção e aumentando a vida útil dos equipamentos. No total, isso poderia acrescentar até US$ 25 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB).

Já o ganho potencial com pesquisa e desenvolvimento; melhorias nas operações e cadeias de suprimento das empresas; e na gestão de recursos do País, poderia atingir o montante de US$ 110 bilhões.

Cenário atual

Hoje em dia, o PIB digital brasileiro - que envolve toda a cadeia de negócios virtuais -representa só 1,7% do total, menos da metade da média global e quase quatro vezes menos que o do Reino Unido, onde 6,7% do PIB tem origem em atividades digitais.

Ainda segundo a pesquisa, apesar do tempo gasto on-line dos brasileiros e de sua intensa participação em redes sociais, o potencial digital não é capturado, e o País absorve apenas 4% de seu potencial. Nos EUA, essa proporção é de 18% e, em alguns países europeus, chega próximo aos 17%.

Diante disso, para o Brasil se aproximar desses países, ele teria que acelerar o ritmo de sua digitalização, e conseguir capturar todas as oportunidades que ela proporciona. Do contrário, o País perderia relevância econômica mundial e potencial de crescimento em relação aos outros países. DCI Leia mais em portal.newsnet 14/11/2016

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