A Valeo chegou a acordo para comprar 100% do fabricante alemão FTE Automotive, o que servirá de complemento à oferta do gigante francês. O negócio foi fechado por 819 milhões de euros.
A Valeo assinou um acordo com a Bain Capital Private Equity, dona da FTE Automotive, para a compra de 100% da FTE Automotive por um preço correspondente a 819,3 milhões de euros. Fornecedor de primeiro equipamento no setor de desenvolvimento e produção de aplicações para a transmissão e os sistemas de travagem e com uma posição muito forte no primeiro equipamento de hidráulica de travagem e embraiagem, a FTE será um complemento à Valeo, o que lhe permitirá expandir a sua oferta para transmissões, um mercado estratégico e de rápido crescimento impulsionado pela tecnologia de dupla embraiagem e o crescimento dos veículos híbridos.
Esta é uma compra estratégica para a Valeo, com a quel o fabricante francês complementa significativamente a sua oferta, como explica o presidente da empresa Jacques Aschenbroich: “A aquisição da FTE está perfeitamente alinhada com a estratégia de negócio da Valeo. Um líder tecnológico com uma capacidade comprovada para combinar o crescimento e a rentabilidade, que vai fortalecer a nossa posição nos sistemas de transmissão”.
A Bain Capital, empresa proprietária da FTE Automotive, comprou 100% das ações em 2013 por um total de 400 milhões de euros. Dois anos depois desse negócio vende a FTE à Valeo por mais de 819 milhões de euros. Em 2015 a FTE gerou cerca de 500 milhões de euros em vendas, 70% das quais na Europa. Com fábricas na Alemanha, República Checa, Eslováquia, México e China, conta com mais de 3700 funcionários. O portfólio de produtos da FTE está muito especializado em hidráulica de embraiagem, mas no catálogo há também sistemas hidráulicos de travagem e componentes de fricção, assim como líquidos de travões e ferramentas.
Ainda não se sabe com será feita a integração da FTE na Valeo e como é que isso vai afetar o mercado português e a distribuição da marca alemã no nosso mercado. POR CLÁUDIO DELICADO Leia mais em valeo 06/06/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário