Um ano após a venda de sua empresa para a L'Oréal, o fundador da fabricante de produtos para cabelos Niely Cosméticos, Daniel Fonseca de Jesus, já alimenta planos de voltar à indústria de produtos de beleza.
No contrato de venda há cláusula de competição, estabelecendo que ele não poderá mais atuar no segmento da empresa que criou, o de xampu, coloração e tratamento para cabelos. Mas, em dois anos e meio, estará livre para abrir um negócio em qualquer outra área no setor.
Os planos ainda estão sendo maturados, mas Daniel de Jesus avalia produzir perfumes ou cosméticos ou um outro produto que identifique como promissor.
Formado em química, o criador da Niely está com 57 anos. Há 30 anos criou uma fórmula para coloração de cabelos, com a ajuda de um especialista italiano. Oferecia um produto de simples utilização em casa, para a mulher que não pode ou não quer pagar um salão de beleza. As vendas só fizeram crescer e nos últimos oito anos a Niely manteve a liderança no mercado de coloração.
O empresário não quer perder o que conquistou. Diz que um "forte ativo intangível" que montou foi a rede de distribuição, com canais em milhares de pontos de venda espalhados por todo país. Esta rede foi uma das razões para que a marca Niely atingisse a liderança do mercado de coloração para cabelos, disse.
Ele frisa que sempre fez questão de visitar e acompanhar de perto a colocação dos itens que produzia. "Muitos distribuidores se tornaram meus amigos. Fizemos um relacionamento sólido que ajudou a garantir o sucesso da Niely. Minha intenção é não perder essa rede e voltar ao setor", afirmou.
Daniel de Jesus lembra que passou cerca de um ano em negociações com a L'Oréal. Almoçou, jantou, fez reuniu sozinho e em grupo com o presidente mundial da companhia, Jean-Paul Agon, e com o presidente no Brasil, Didier Tisserand.
"Conversei com Agon sobre minha empresa face a face, só nós dois. Primeiro, almoçamos no Rio. Depois ele foi à minha casa em Angra [dos Reis]. Para mim, havia a sensação de estar com o presidente mundial da maior empresa de cosméticos do mundo que estava interessado na indústria que criei", disse.
O empresário destaca que a motivação em vender a Niely não foi dinheiro, mas o reconhecimento de que oferecia produtos com qualidade compatível com os da maior empresa do mundo. Mesmo assim precisou do estímulo da filha na hora de assinar a venda. Ele conta que diante da emoção do pai, a filha lhe disse: " Não olha muito e assina, senão você não vai conseguir".
Ele lembra que a Niely vinha faturando anualmente, nos últimos quatro anos, em torno de R$ 500 milhões. Um montante que já lhe dava acesso a todo conforto e segurança que poderia precisar pelo resto da vida. Mas "atrair a maior fabricante de cosméticos do mundo foi um reconhecimento do meu trabalho", afirmou.
Daniel de Jesus disse não pode falar em valores, que é confidencial, mas no setor há avaliações de que a L'Oréal pode ter pago até R$ 1 bilhão pela Niely.
O nome Niely vem de Danielle, a filha mais velha. Ela era diretora de marketing da empresa criada pelo pai. Hoje, aos 30 anos, ela está nos Estados Unidos, também na área de marketing, mas do grupo L'Oréal. Foi convidada para ir a Paris ou Nova York. Optou pelo frisson dos negócios em Manhattan. O pai, por sua vez, continua acompanhando a Niely, mas como vice-presidente do comitê estratégico da L'Oréal.
O patrimônio da família está concentrado na Milano Empreendimentos, sediada na baixada fluminense, em Nova Iguaçu.
A estratégia vitoriosa montada por Daniel de Jesus na Niely continua a ser seguida pela L'Oréal. Ele afirma que o mercado da companhia é enorme. Lembra que uma empresa que atenda a classe AAA tem o foco em 1 milhão de pessoas. Caso se volte para a classe A/B, atinge 20 milhões. Se for atender as classes C e D, chega a 100 milhões. Foi justamente a presença da Niely nesse último segmento que atraiu a L'Oréal, que até então tinha seu foco mais voltado para as classes A e B.
A diretora de marketing da L'Oréal, Bianca Pi, que ocupa hoje a área de marketing da Niely, disse que o foco dessa marca brasileira vai continuar nas classes C e D. Há previsão de lançamento de três novos produtos até o fim deste ano.
Foi lançada recentemente uma nova linha da Cor&Ton, que conta com 17% de participação de mercado. Mês passado foi lançada na linha Niely Brilho&Ton uma coloração sem amônia, além de cores para coloração louro claro. E ainda foram lançados produtos para evitar que os cabelos louros fiquem amarelados. Para cabelos cacheados, a empresa lançou produtos da categoria "leave in" - a consumidora aplica após a lavagem e não precisa enxaguar.
Na L'Oréal, lançamentos constantes e produtos inovadores são considerados parte fundamental da estratégia para ganhar posições no mercado. As fórmulas continuam sendo criadas pelos técnicos da Niely, mas já agregando tecnologias da L'Oréal.
Desde a compra da Niely, executivos da L'Oréal, tanto brasileiros quanto franceses, transferiram-se para Nova Iguaçu, onde estão a fábrica dos cosméticos, as embalagens e um centro de distribuição instalado em um terreno de 530 mil metros quadrados. Fonte: Valor Econômico - 16/05/2016 Leia mais em datamark 16/05/2016
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