No mês de outubro de 2015 foram registradas 86 transações, entre anunciadas e concluídas e incluindo ativos, que movimentaram aproximadamente BRL 23,09bilhões. O Brasil registrou 811 transações entre janeiro e outubro de 2015.
No mês de outubro de 2015 o mercado transacional brasileiro registrou 86 transações que movimentaram aproximadamente BRL 23,09bi, entre anunciadas e concluídas, incluindo ativos e tendo em conta as transações com valor divulgado, segundo o Relatório Mensal Brasil elaborado pelo TTR em parceira com a Merrill Datasite.
No acumulado do ano até agora foram registradas 811 transações que movimentaram aproximadamente BRL 201,73bi. O valor movimentado entre janeiro e outubro de 2015 já superou o valor movimentado entre janeiro e dezembro de 2014, isto é, BRL 158,08bi.
Neste mês cabe destacar também que houve um crescimento no número de transações de ativos em função da quantidade de concessões de ativos realizadas pelo Governo Federal brasileiro.
Subsetores mais ativos—Internet e Tecnologia são os dois subsetores mais ativos no acumulado do ano até agora, respectivamente. Também se destacam os subsetores Distribuição e Varejo e Financeiro e Seguros como o terceiro e quarto mais ativos.
É interessante observar que comparação ao ano de 2014 os subsetores de Tecnologia; Internet e Financeiro e Seguros seguem atraindo investimentos, porém, o subsetor Imobiliário, o quarto subsetor por número de operações em 2014, não tem atraído tantos investimentos neste ano como no ano passado.
Aquisições feitas por empresas estrangeiras no Brasil —Entre janeiro e outubro de 2015, o país que mais realizou aquisições em território brasileiro foram os Estados Unidos, com 79 operações. O segundo país com maior interesse pelo mercado brasileiro é o Reino Unido com 20 transações no total, seguido pela França com 15 operações em total.
Cabe ressaltar que os subsetores que mais despertam interesse do investidor estrangeiro no Brasil são: Internet; Tecnologia; Marketing e Publicidade; Consultoria, Auditoria e Engenharia; e Transportes, Aviação e Logística.
O principal investidor estrangeiro do Brasil, os Estados Unidos, que somente neste mês realizou 4 aquisições em território brasileiro, tem investido principalmente nos seguintes subsetores: Internet; Tecnologia e Marketing e Publicidade.
Aquisições brasileiras no estrangeiro —Entre os países que mais despertaram o interesse das empresas brasileiras, entre janeiro e outubro de 2015, estão Colômbia (sete transações), Chile (cinco transações), Estados Unidos (cinco transações), Suíça (quatro transações) e Espanha (cinco transações).
É interessante observar que os três subsetores que atraíram mais investimentos brasileiros no estrangeiro foram: Indústria Alimentar; Distribuição e Varejo; e Financeiro e Seguros.
Número de transações na América Latina —Entre janeiro e outubro de 2015, os países que mais realizaram operações foram: Brasil (811 transações); México (259 transações), Colômbia (153 transações); Chile (150 transações); e Argentina (116 transações).
Private Equity —No mês de outubro de 2015 foram registradas nove transações envolvendo Private Equity que movimentaram cerca BRL 1,49bi. Entre janeiro e outubro de 2015 já foram registradas 81 transações que movimentaram BRL 12,78bi, incluindo transações anunciadas e concluídas e Exits.
Cabe resaltar que em relação aos investimentos realizados por Private Equity os três subsetores que maior preferência foram Distribuição e Varejo; Financeiro e Seguros; e Tecnologia.
Venture Capital —Entre janeiro e outubro de 2015 foram registradas 109 transações envolvendo Venture Capital que movimentaram BRL 851,51m. Somente no mês de outubro de 2015 foram registradas dez transações que Venture Capital que movimentaram BRL 2m.
Mercado de Capitais—No acumulado do ano até agora no mercado brasileiro foram registradas apenas duas conclusões de IPO e 14 conclusões de Follows On. As operações de IPO movimentaram aproximamente BRL 2,87bi, e já as transações de Follows On movimentaram cerca de BRL 2,67bilhões.
Transação do mês —A transação destacada do mês de outubro de 2015 pelo TTR foi a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Souza Cruz realizada pela British American Tobacco (BAT). O valor da transação foi de BRL 9,32bi. Participaram como assessor jurídico do comprador desta transação o escritório Ulhôa Canto, Rezende e Guerra – Advogados. E participaram como assessores financeiros do comprador: Deutsche Bank, Banco Itaú BBA, Banco BTG Pactual e Banco Santander Brasil, e como assessor financeiro da Souza Cruz o Credit Suisse Brasil. [www.TTRecord.com]. Leia mais em revistafatorbrasil 13/11/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário