20 agosto 2015

Hortifruti compra rival paulista Natural da Terra

A Hortifruti ­ varejista que comercializa frutas, legumes e verduras com forte presença no Rio de Janeiro ­ adquiriu 100% da concorrente Natural da Terra, de São Paulo. A transação envolve pagamento em dinheiro e até 7% das ações da Hortifruti para dois acionistas fundadores da Natural da Terra, Florisvaldo Ruiz e José Luiz Vasconcelos.

A aquisição da Natural da Terra ocorre em paralelo à negociação que está em curso no mercado de venda de uma fatia de 35% da Hortifruti. Essa participação pertence ao fundo Bozano, que está saindo do negócio. O aporte inicial foi feito em 2010, pela BR Investimentos, que três anos depois se uniu a outras duas gestoras, formando a Bozano.

A Hortifruti é avaliada em cerca de R$ 1 bilhão, mas com a aquisição da Natural da Terra esse valor deve ser alterado. A transação já foi enviada para análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Ainda, segundo fontes do setor, vários fundos de private equity estavam negociando tanto com a Hortifruti quanto com a Natural da Terra, que é dona de oito lojas em São Paulo e prevê faturar R$ 240 milhões em 2015.

A Hortifruti, por sua vez, tem 32 lojas, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em São Paulo. Além disso, conta com quatro centros de distribuição nos três Estados e uma frota com 239 veículos. No ano passado, sua receita líquida somou R$ 922,4 milhões, o que representa um crescimento de 18% em relação a 2013 e o lucro líquido aumentou 29% para R$ 25,4 milhões.

Há cerca de uma semana, a Hortifruti inaugurou uma loja com 1,8 mil m2 em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo.

Em maio do ano passado, a companhia adquiriu 10% da Extrafruti, atacadista do Espírito Santo, por R$ 8,1 milhões.

Além de frutas, verduras e legumes, as duas redes também têm áreas voltadas para carnes, queijos, bebidas e há ainda rotisseria, lanchonete, floricultura e mercearia. As unidades da Hortifruti registram, por mês, um fluxo de 1,8 milhão de clientes. A varejista tem ainda um cartão de crédito próprio com 50 mil clientes ativos.

Procurados pelo Valor, a Hortifruti e o fundo Bozano preferiram não se manifestar. Representantes da Natural da Terra não foram encontrados até o fechamento desta edição.    Por Beth Koike | De São Paulo Valor Econômico Leia mais em sbvc 20/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário