12 agosto 2015

Certsign é nova sócia da OneBuy

A Certisign, empresa brasileira especializada em certificação digital, comprou uma fatia minoritária na startup OneBuy, que desenvolve um sistema para pagamento de compras pela internet sem a necessidade de cadastros em vários sites. Fonte: Valor Econômico Leia mais em contabilidadedigital 11/08/2015
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Certsign é nova sócia da OneBuy

A Certisign, empresa brasileira especializada em certificação digital, comprou uma fatia minoritária na startup OneBuy, que desenvolve um sistema para pagamento de compras pela internet sem a necessidade de cadastros em vários sites.

O valor da operação e o tamanho da fatia adquirida não foram revelados. Mas o que chama mais atenção nela é o seu formato. Ainda é pouco usual no Brasil que empresas estabelecidas se associem a startups para adicionar novos produtos a seu portfólio. Na maioria das vezes, o que acontece é a compra da companhia como um todo e, normalmente em um estágio bem mais avançado de desenvolvimento do negócio.

A OneBuy começou a operar em 2013 com investimento de R$ 7 milhões de seus fundadores ­ entre eles Luiz Fernando Figueiredo, sócio da Mauá Capital ­ e tem seis clientes. Com o investimento da Certisign, e o reforço da equipe de vendas da companhia, o foco de atuação será nos grandes varejistas digitais e em empresas aéreas de milhagens, diz Edgard Baptista Pereira, cofundador da startup.

De acordo com Isaac Kahfif, presidente do conselho e vice ­presidente executivo da Certisign, após dois anos de análise do mercado de pagamentos,   companhia percebeu que entrar nessa área seria mais rápido com investimento em uma tecnologia já pronta do que desenvolvendo algo internamente.

A decisão de comprar uma fatia menor agora resulta da avaliação de que apesar das sinergias, a OneBuy precisa de uma gestão dedicada, focada em sua área de atuação. “Mas há interesse em ampliar a participação”, disse Kahfif. Com 600 funcionários, a Certisign teve receita de R$ 276 milhões em 2014, a maior parte dela vinda da certificação digital.

Pelo sistema da OneBuy, o internauta faz um cadastro no site da companhia e depois usa esses dados para fazer compras nas páginas que adotam a tecnologia. Na hora de finalizar a compra, basta escolher a opção de pagar com o serviço e usar um código gerado por ele (token) para finalizar a operação.

Segundo Pereira, isso traz mais segurança porque as informações de pagamento do usuário não trafegam pela internet como acontece normalmente. “O token só é válido para aquela operação. Se alguém conseguir roubá­lo não há nenhuma informação de valor dentro dele”, disse. A tecnologia desenvolvida pela companhia foi patenteada nos Estados Unidos, União Europeia, Japão e Brasil. Entre seus principais concorrentes está o sistema “1­Click buy”, da Amazon. A diferença é que esse sistema só funciona dentro da página da varejista.


Na avaliação de Khafif o sistema da OneBuy tem potencial de expansão internacional e pode ser aplicado tanto para o comércio eletrônico, quanto para a certificação digital. Até o fim do ano, a Certisign pretende lançar um sistema de certificação digital para celulares que, segundo o executivo, vai ajudar a impulsionar o uso do sistema por ser mais barato e mais fácil de usar. Por Valor Econômico em 11/08/2015 – leia mais em flashti 11/08/2015


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