É o que aponta um estudo da norte-americana Intralinks, especializada em tecnologia para processos de due dilligence, e a escola de administração e negócios britânica Cass Bussiness School.
Batizado de “Masters of the Deal” o estudo listou 1.469 de todo mundo, incluindo a universidade Estácio, a varejista Hypermarcas, o frigorífico JBS, a Petrobras (o pessoal deve ter pulado a parte de Pasadena) e a Totvs.
Poucas empresas latino americanas entraram na lista. Além das cinco brasileiras, entraram no grupo seis mexicanas e uma chilena. Os Estados Unidos tem 588 listadas.
A história da Totvs é uma história de fusões e aquisições. Em 2013, elas somavam 48 negócios.
A lista inclui operações inclui a compra da Datasul em 2008. Totalizando R$ 700 milhões, é uma das operações do gênero mais ambiciosas já realizadas no Brasil.
A Totvs também engoliu outros grandes concorrentes como RM Sistemas e Logocenter, além de dezenas de players especialistas.
O resultado é uma empresa com receita líquida de R$1,8 bilhão no ano passado, uma alta de 10% frente ao ano anterior.
Com aumento de 17,8% em relação a 2013, o lucro líquido da companhia somou R$ 263 milhões em 2014, acompanhado de uma margem líquida de 14,8%, a maior margem desde a abertura de capital, em 2006.
Em 2008, numa entrevista para a Isto É Dinheiro, Laércio Cosentino, que deu início nos anos 80, ainda como estagiário da Siga, à sequência de fusões que veio a criar a Totvs, deu seus mandamentos para fusões bem sucedidas.
1º Equipe de alianças e novos negócios mapeiam as oportunidades do mercado
2º Avaliação do negócio:
- #Mapa de relacionamento - quem é quem dentro da empresa
- #Mapa do DNA - o que a companhia pode agregar à Totvs
- #Mapa de talento - quais são as pessoas-chaves para ficar no negócio
3º Equipe de negociação entra para discutir valores
4º Após a terceira reunião, Cosentino aparece em cena para avaliar o nível de empatia entre ele e o dono da empresa a ser adquirida. O empreendedor aceitará se tornar um executivo na futura companhia?
5º Definição da coordenação. A nova equipe está de acordo com os cargos nomeados?
6º Avaliação dos canais e produtos da nova empresa. Quem vende o que e quais produtos serão mantidos
7º Elaboração do contrato e do pré-plano de implementação
8º Execução do plano de integração e comunicado ao mercado
Por Maurício Renner Leia mais em Baguete 06/07/2015
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