A Zenvia, integradora brasileira de SMS especializada em mobilidade corporativa, planeja abrir capital até 2020. A ideia é ter suas ações listadas na Bovespa, dentro das regras do Novo Mercado. A possibilidade do IPO foi um dos fatores que motivou o BNDESPAR a investir na empresa no ano passado, junto com a DLM Invista, em um aporte de R$ 71 milhões. Até hoje, nenhuma empresa brasileira do mercado de conteúdo móvel abriu capital. A Zenvia pode ser a primeira, o que seria um marco para esse setor no País.
"É uma janela longa e depende das condições de mercado. Estamos crescendo independentemente disso", ressalta o CEO da Zenvia e um dos fundadores da companhia, Cassio Bobsin. A empresa registrou receita de R$ 154 milhões em 2014 e espera crescer 80% este ano, o que daria um faturamento aproximado de R$ 275 milhões.
Enquanto a abertura de capital não acontece, a Zenvia pretende seguir se expandindo através de aquisições. Este ano comprou a Vivera, unidade de serviços de valor adicionado (SVA) da concorrente Spring Mobile Solutions. Outras aquisições de menor porte ainda podem acontecer em 2015, diz o executivo. "Queremos não apenas crescimento de mercado, mas ampliação da oferta. Buscamos soluções que possam ajudar nossos clientes de mensagens móveis, soluções que sejam complementares ao SMS corporativo", explica.
A Zenvia também avalia a possibilidade de passar por uma nova rodada de investimento antes de abrir capital. E até mesmo iniciar operações fora do Brasil, preferencialmente na América Latina, o que aconteceria por meio de alguma aquisição. Contudo, não há nada encaminhado nesse sentido por enquanto. "Pensamos em expansão internacional, sim, mas não no curto prazo", esclarece.
A companhia tem hoje 180 colaboradores e escritórios em Porto Alegre e em São Paulo. A integração do time herdado da Vivera foi concluída rapidamente, em apenas quatro semanas. O próximo passo agora é a integração dos processos das duas empresas, o que deve acontecer dentro de 60 a 120 dias.
Outros canais para mensagens
A Zenvia está realizando pilotos com outros canais de mensagens, como USSD, Sat Push e push notification. "O USSD e o Sat push são bons para quando é necessária uma interação com o consumidor. O SMS é mais eficiente para mandar um alerta ou aviso ao cliente. A push notification, por sua vez, é rica em possibilidades, mas tem uma grande barreira, que é a necessidade de o usuário ter o aplicativo instalado no smartphone", compara Bobsin.
O executivo aproveita para destacar a parceria estratégica da Zenvua com as operadoras celulares: "O que a gente busca é ajudar as operadoras a rentabilizar seus ativos. Queremos atuar cada vez mais próximos das teles. Há diversos ativos que hoje não têm um modelo de negócios e por isso não são rentabilizados. As operadoras têm sofrido com a queda de receita nos serviços tradicionais e entendemos que o nosso papel é ajudá-las a gerar novas linhas de receita." Fernando Paiva Leia mais em mobiletime 20/05/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário