A vitória da MultiFarmas no IE Business School Venture Day São Paulo no ano passado abriu novas portas para a empresa. Na primeira rodada de investimentos após a premiação, a Startup recebeu aporte da Bambuza Capital, de Francisco Valim. Assim, a operação que começou como comparador de preços na internet em 2012 passou a oferecer um novo serviço baseado no tráfego em seu site e na integração com e-commerces: gerar informações analíticas sobre o mercado e os hábitos do consumidor para fabricantes e varejistas farmacêuticos.
O portfólio de serviços da MultiFarmas já fora expandido em 2013 com a entrada da F2 Investimentos para análise de mercado e ficou mais completo. Hoje, a startup de Big Data gera dados para a precificação dinâmica a partir do monitoramento de preços da concorrência para as redes de farmácia.
Além disso, as informações estatísticas de tráfego, capturadas de forma anônima, também permitem entender padrões de navegação dos consumidores e os critérios de compras: valores, frete gratuito, prazo de entrega, entre outras variáveis. Os fabricantes, por sua vez, conseguem monitorar quais medicamentos estão em falta nos varejistas e podem avaliar competidores.
“O investimento da Bambuza tem como objetivo colaborar no desenvolvimento de novas funcionalidades e análises de mercado inéditas”, explica David Almeida, sócio da Startup ao lado de Carlos Matos. Hoje, o faturamento da MultiFarmas, que já dobrou em 2014, é composto em quase sua totalidade (90%) pela prestação de serviços para empresas farmacêuticas.
Apesar da penetração no mercado B2B, a empresa não deixou de investir na comparação de preços para o consumidor. Entre as novidades surgidas com o investimento do fundo estão facilidades para o uso do site, como um carrinho de compras que permite adquirir medicamentos de lojas diferentes em uma mesma página.
O próximo passo é expandir a operação para outros países. No ano passado, os sócios foram à Espanha e Inglaterra em busca de parceiros e oportunidades. “Notamos que são países em que há demanda para o serviço da MultiFarmas. O potencial para expansão internacional é promissor”, conta Almeida.
Sobre a MultiFarmas
Startup de análise Big Data para o segmento farmacêutico que surgiu como um comparador de preços online. Hoje, a MultiFarmas expandiu sua operação para o mercado B2B e oferece dados sobre hábitos dos consumidores e farmácias. Fernanda santos Leia mais em Startupi 24/04/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário