Alguma vez você já pesquisou o valor de negócio da sua empresa? Mesmo que você não esteja cogitando vendê-la ou fazer um processo de fusão no momento, é sempre bom saber o quanto vale a organização.
Esse valor, também conhecido pelo nome valuation, é importante pois mostra o crescimento da sua empresa no mercado. Mostra as conquistas de espaço, se houve aumento do lucro líquido ou não e pode até mesmo servir de comparação com outras companhias, a fim de mensurar seu crescimento real no mercado. Também é uma métrica essencial para conquistar novos investimentos — empresas com maior valor mostram solidez e potencial, logo, são um investimento mais seguro.
Aprenda um pouco mais sobre como se faz esse cálculo e qual a sua importância:
Como calcular o valuation de sua empresa
Ele pode ser mensurado através de três metodologias financeiras: Fluxo de Caixa Descontado (DCF ou Discounted Cash Flow), Valor Patrimonial e Avaliação Relativa ou por Múltiplos. Também podem ser usada outras métricas, como Valor Econômico Adicionado (EVA – Economic Value Added), o Valor de Liquidação e Valor de Reposição. A primeira é a mais utilizada de todas.
São três cálculos importantes de serem feitos: o Valor do Patrimônio Líquido, Valor de Reposição e Valor de Liquidação. O primeiro corresponde à diferença entre ativos e passivos da empresa e é um cálculo simples de ser feito.
Já o Valor de Reposição diz respeito aos custos necessários para abrir uma empresa idêntica a sua, porém, excluindo os ativos intangíveis (por exemplo: reputação, valor da marca, qualidade da gerência, carteira de clientes, etc.). Esse cálculo é fundamental para mostrar o valor agregado ao seu negócio e como ele contribui para o fortalecimento da empresa. Já o Valor de Liquidação é aquele que representa a quantia pela qual a empresa seria vendida se fechasse hoje: é o valor mínimo pelo qual ela poderia ser adquirida por um terceiro.
Há também métodos mais simplificados (na verdade, é basicamente o Fluxo de Caixa Descontado de forma mais simples), que são mais utilizados atualmente e seguem os seguintes passos:
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É feita a estimativa para o fluxo de caixa para os próximos meses;
É definida a taxa de desconto (ou a taxa mínima de atratividade), com base no risco da empresa de acordo com outras formas de investimento, tais como bolsa ou poupança;
Os resultados são trazidos para o momento presente através de determinadas fórmulas e, então, somam-se os valores.
Essas são as maneiras mais usuais de se mensurar o valor da empresa, mas ainda existem diversas outras que vão variar de acordo com quem implementa a metodologia.
A importância de uma consultoria na hora de fazer a avaliação
Já deu para perceber que não são cálculos fáceis de serem feitos por qualquer um. Há toda uma metodologia para projetar dados futuros, entre outros aspectos que devem ser feitos por um profissional especializado nesse tipo de avaliação.
Por isso, o mais recomendado é que você invista em uma consultoria para fazer seu balanço patrimonial. Além de ser imprescindível para a questão do valuation, ela pode ser bastante útil para orientar uma tomada de decisão mais informada e estruturada em diversas áreas da empresa, como produtividade, vendas, pessoal, etc. Ela ajuda também ao se optar e analisar novos investimentos do negócio, podendo precisar qual o valuation atual e o quanto ele pode aumentar com os investimentos.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentários e entre em contato conosco. Por Maicon Putti - Criador do Programa Minuto com Ideia divulgado na CBN. Professor da Rede Isae / FGV Paraná. Especialista em Gestão Financeira, Estratégia e Processos de Negócio. Leia mais em Administradores 24/03/2015
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