Joint venture deve garantir contratos de € 2 bilhões por ano no médio prazo
Na esteira da coligação entre PSA Peugeot Citroën e Dongfeng Motor Corporation, que criou no ano passado a Dongfeng Peugeot Citroën Automobile (DPCA), a Faurecia, divisão de componentes automotivos do grupo francês, firmou esta semana acordo para formar sociedade com a Dongfeng Hongtai na China. Pelos termos do entendimento, a parceria visa o fornecimento de peças e sistemas para todas as unidades de produção de veículos de passageiros e comerciais da empresa chinesa e de seus sócios. Segundo comunicado distribuído na terça-feira, 31, a associação deverá aumentar as vendas no mercado chinês e, no médio prazo, assegurar contratos de € 2 bilhões por ano à joint venture.
O registro oficial da joint venture será feito até o fim de maio próximo e deverá cobrir o desenvolvimento, produção e distribuição de todas as linhas de produtos da Faurecia na China. De acordo com a empresa, inicialmente serão fornecidos componentes de interior e exterior. Um dos primeiros clientes será a nova fábrica da DPCA que está sendo construída em Chengdu. No futuro próximo, também está prevista a inclusão no portfólio de assentos automotivos e tecnologias de controle de emissões de poluentes.
Pelo acordo, serão fornecidos componentes para todas as regiões da China onde a Dongfeng e seus sócios mantêm unidades de produção. Um novo centro conjunto de pesquisa e desenvolvimento será estabelecido em Wuhan, para apoiar a joint venture em projetos, testes e validações de peças.
Segundo a Faurecia, a associação com a Dongfeng tem potencial de expandir ainda mais os negócios na China e é complementar à parceria que a empresa mantém desde 2013 com outra fabricante chinesa de carros, a Chang’na Automobile Group. “Esta nova joint venture com a Dongfeng representa um grande passo adiante no relacionamento com clientes chineses, vai contribuiu com nosso crescimento rentável e estável na China. Nós iremos apoiar a Dongfeng e seus sócios no desenvolvimento de marcas automotivas fortes, com nossa experiência e tecnologias de última geração”, comentou Yann Delabrière, CEO da Faurecia.
A fabricante de componentes do Grupo PSA atua há mais de 20 anos no mercado chinês, onde vem crescendo rapidamente, dobrando seu faturamento nos últimos três anos. Em 2014 as vendas da Faurecia na China somaram € 2,23 bilhões, 20% acima do apurado em 2013, e a expectativa é dobrar esse valor novamente até 2018, quando também espera elevar o número de fábricas no país das atuais 38 para 55, e de um para três os centros de pesquisa e desenvolvimento. Hoje a empresa emprega 12 mil pessoas na China, incluindo 800 engenheiros.
A Dongfeng Motor Corporation, fundada em 1969, é um dos três maiores grupos automotivos da China, com mais de uma dúzia de fábricas de veículos leves e pesados. Além de atuar com marca própria, tem associações para produção de carros de fabricantes ocidentais tradicionais como PSA Peugeot Citroën, Nissan, Honda, Renault e Kia. Em 2014 as empresas do grupo venderam o total de 3,8 milhões de veículos, ficando em segundo lugar no ranking das maiores fabricantes chinesas. Leia mais em automotivebusiness 31.03.2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário