A Verizon Communications Inc. abordou a AOL Inc. para uma possível aquisição ou para formação de uma joint venture com a empresa de internet com o objetivo de expandir sua oferta de vídeos para dispositivos móveis, disseram fontes com conhecimento do assunto.
A Verizon não fez uma proposta formal à AOL e não há um acordo iminente, disseram as fontes, que pediram anonimato porque as discussões são privadas.
A Verizon está interessada principalmente na tecnologia de publicidade programática da AOL -- a compra e venda automatizada de anúncios on-line --, algo que segundo duas fontes poderia ser combinado com um futuro produto de vídeos on-line. Com uma aquisição, a empresa também ganharia propriedades da internet, incluindo o site The Huffington Post, e assinantes que pagam por acesso à internet.
A AOL encerrou o pregão ontem com um valor de mercado de cerca de US$ 3,5 bilhões e subiu 13 por cento após o fechamento das negociações regulares em Nova York. Nas negociações alemãs, hoje, a ação subia 11 por cento, para o equivalente a US$ 49,52, às 9h22, em Frankfurt. O valor de mercado da Verizon é de cerca de US$ 193 bilhões.
Os porta-vozes da Verizon e da AOL preferiram não comentar.
Apenas alguns anos depois que o casamento fracassado da AOL com a Time Warner Inc. culminou na saída da primeira, o CEO Tim Armstrong transformou o portal de internet em uma empresa diferente. Um empreendimento permitiria à Verizon focar na tecnologia de publicidade em um momento em que a companhia busca expertise em três áreas: conteúdo on-line, vídeos para aparelhos móveis e anúncios, disse uma fonte. A empresa também tem mantido negociações com diversos pares da AOL a respeito de como impulsionar esses negócios.
Perseguindo a AT&T
A empresa de pesquisas EMarketer Inc. projetou em julho que a publicidade para dispositivos móveis liderariam o aumento de 2014 no gasto total com anúncios em meios de comunicação nos EUA, com os anunciantes gastando 83 por cento mais em tablets e smartphones do que em 2013 -- um incremento de US$ 8,04 bilhões.
A Verizon busca recuperar o atraso em relação à AT&T Inc. em um momento em que as provedoras de telefonia celular melhoram seus produtos. No ano passado, a AT&T fechou um negócio de US$ 48,5 bilhões para aquisição da provedora de TV por satélite DirecTV.
Em uma aquisição, a Verizon também ganharia 2,3 milhões de membros pagantes da AOL, além de marcas da internet como Huffington Post, TechCrunch e Engadget. Não está claro se a Verizon está interessada nessas propriedades de mídia, que atraem mais de 200 milhões de visitantes únicos por mês, quarto maior total dos EUA, atrás do Google Inc., do Yahoo Inc. e do Facebook Inc., segundo dados de novembro da empresa de pesquisas ComScore Inc.
A Verizon está destacando três executivos para que ajudem a desenvolver um serviço de vídeos para dispositivos móveis e a integrar tecnologias adquiridas da Intel Inc. no ano passado, conhecida como OnCue, e da EdgeCast Networks Inc. em dezembro de 2013. A AT&T e o The Chernin Group anunciaram uma joint venture para adquirir e desenvolver serviços de vídeos on-line em abril de 2014.
A Verizon ainda está quitando dívidas da compra de 45 por cento de participação da Vodafone na Verizon Wireless no ano passado por US$ 130 bilhões e está juntando dinheiro para adquirir espectro de telefonia celular em um leilão iniciado em novembro. Ambas as coisas poderiam prejudicar a capacidade da empresa de Nova York de realizar uma aquisição, disseram duas fontes.
A acionista ativista Starboard Value LP propôs no ano passado que a Yahoo estude uma combinação com a AOL.
Título em inglês: Verizon Is Said to Approach AOL for Possible Takeover, Venture | Alex Sherman e Scott Moritz (Bloomberg) Leia mais em Bol.Uol 06/01/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário