29 outubro 2014

Finep e BM&FBovespa apresentam empresas a investidores no 9º Fórum Abertura de Capital

Cinco empresas inovadoras e com alto potencial para desenvolvimento – Damasio Educacional, Datora Participações, Eduinvest, Grupo MXT e Plena Saúde – apresentaram-se para investidores no 9º Fórum Abertura de Capital, nesta terça-feira, 28/10, na BM&FBovespa, em São Paulo. Abriram o evento Eduardo Guardia, diretor-executivo de Produtos e de Relações com Investidores da BM&FBovespa, e Augusto Costa, superintendente da Área de Investimentos da Finep. Como tradicionalmente ocorre, representantes das empresas fizeram o toque da campainha, que marca a abertura simbólica do pregão.

O Fórum Abertura de Capital é uma iniciativa criada em 2002 pela parceria entre BM&FBOVESPA e Finep, a fim de fomentar o mercado de capitais. Trata-se de uma roda de negócios em que empresas fechadas inovadoras se apresentam a potenciais investidores e intermediários, com objetivo de gerar negócios entre as partes, seja mediante aporte de um fundo de Private Equity, Venture Capital ou fundo de pensão, até abertura de capital (IPO). As cinco empresas participantes são dos setores de tecnologia da informação e comunicação, educação e saúde, com faturamento entre R$ 20 e R$ 250 milhões.

Até este ano, trinta e uma empresas participaram do programa, das quais doze estiveram envolvidas de operações de investimento. Participam como apoiadores a GlobalRI e Grant Thornton, que atuam nas reuniões de preparação das empresas focando nos aspectos de governança corporativa e comunicação com investidores.

Saiba mais  sobre as empresas:

Damasio Educacional
Fundado em 1970, o Damásio é formado pela Faculdade de Direito, com graduação, pós-graduação lato sensu e, há 44 anos, pioneiramente, ministra cursos preparatórios para concursos nas carreiras fiscais, jurídicas, diplomáticas e para o Exame da OAB, em unidades presenciais e em polos de educação a distância, presentes em todo o território nacional. Focado em qualidade e com altos índices de aprovação, o Damásio apresentou um crescimento médio anual de 26%, no período de 2011 a 2014, tornando-se o maior provedor de cursos preparatórios do Brasil e um dos líderes em pós-graduação lato sensu no país, com aproximadamente 20 mil alunos. O Grupo possui 60 mil alunos distribuídos em seus campi e nas 230 franquias distribuídas por todos os estados do Brasil. Por meio de uma forte presença em educação à distância, conta com um modelo de negócio eficiente em custo e rentabilidade.

Datora Participações
A Datora, fundada em 1993, começou como uma escola de tecnologia, migrando para o mercado de telecomunicações ainda em 1996, antes da promulgação da Lei Geral de Telecomunicações. Foi a primeira empresa da América latina a operar tecnologia de “voz sobre protocolo de internet” (VoIP). Com atuação global, o Grupo Datora tem atualmente acordo com mais de 250 operadores fora do Brasil, além de todas as operadoras de porte no País. Em 2011, passou a atuar também no segmento de telecomunicações móvel, ao obter da Anatel, em parceria com a Porto Seguro e a Vodafone, duas licenças de MVNO (Empresa Móvel de Rede Virtual). Sua operação MVNO em parceria com a Vodafone é a primeira telco focada em M2M/IoT (sigla em inglês para “internet das coisas”) nas Américas. Em menos de um ano de atividade, tal operação já conta com grandes multinacionais no seu portfólio de clientes, como BMV e Endesa. O grupo se posiciona como uma habilitadora de operadoras de serviço de telecom com qualidade diferenciada, oferecendo serviços de “Telecom as a Service” e como líder e pioneiro em soluções para IoT.

Eduinvest
A Eduinvest é uma holding operacional focada na administração e participação em escolas do ensino básico. Fundada, em 2012, é liderada por Marco Gregori, há mais de 10 anos empreendedor e executivo da área de educação, tendo participado da construção da Rede Anhanguera Educacional e do seu Conselho de Administração; e representante dos acionistas fundadores na Universidade Anhembi Morumbi. A Eduinvest já adquiriu e está coordenando a reestruturação de três escolas: Colégio Anchieta, Colégio Anhembi Morumbi e Politec. A Eduinvest enxerga como inevitável o processo de consolidação no Ensino Básico e Técnico, e possui mapeadas várias escolas em possível movimento de crescimento por aquisição. Por meio de um modelo replicável e escalável de gestão, desenvolvido internamente, e de um produto educacional diferenciado está se posicionando como um dos líderes deste processo.

Grupo MXT
Composto pelas unidades de negócios Maxtrack e Denox, o Grupo MXT está inserido no segmento de conectividade sem fio de ativos e internet das coisas (IoT). A Maxtrack, com 15 anos de atuação, é a líder no mercado de conectividade e telemetria de informações de bens móveis. Foi pioneira no desenvolvimento tecnológico do primeiro Tablet e do Modem GSM e 3G produzidos no Brasil. A Denox, constituída em 2013, apresenta um modelo de negócios inovador voltado para a gestão inteligente de residências e pequenos e médios estabelecimentos comerciais. O Grupo tem investido, nos últimos anos, mais de 5% da sua receita em pesquisa e desenvolvimento de novos projetos. Ademais, também tem se dedicado ao aprimoramento de suas práticas de governança corporativa com a profissionalização da gestão e do conselho, otimização dos processos de controles internos, implementação do Código de Ética e contratação de uma Big Four como auditoria externa.

Plena Saúde
Com mais de 20 anos de experiência na prestação de serviços médicos e hospitalares para a população de baixa renda, o Grupo Plena Saúde é a maior empresa do segmento na região noroeste da Grande São Paulo. Tem investido na evolução de suas práticas de governança corporativa em linha com o crescimento dos negócios. Em seu plano de expansão, o Grupo visa acelerar o crescimento orgânico por meio da oferta de serviços de saúde em mercados carentes da Grande São Paulo e, eventualmente, efetuar aquisições de acordo com as oportunidades. Leia mais em Finep 28/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário