O Google Capital, braço de financiamento de risco do gigante das buscas, co-liderou, juntamente com a empresa de venture capital Lightspeed China Partners, uma rodada de investimentos de US$ 38 milhões, Série C, na InnoLight Technology, fabricante de transceptores ópticos de alta velocidade que são utilizados por servidores.
O financiamento será usado pela InnoLight para aumentar sua capacidade de produção, o que inclui a compra de equipamentos e contratação de pessoas, bem como investir em pesquisa e desenvolvimento. Em rodadas anteriores a startup levantou cerca de US$ 20 milhões, por meio da Suzhou Ventures e Bolota Ventures.
Este é o primeiro investimento do Google Capital em uma startup da China, segundo informa o The Wall Street Journal. Embora os investimentos da empresa até agora tenham se concentrado em startups americanas, ela disputa uma nova concorrência com outros investidores globais por empresas chinesas, principalmente em decorrência do sucesso da oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) realizada pelo Alibaba neste mês.
"A tecnologia da InnoLight é especialmente adequada para ambientes de data center de próxima geração", comentou Gene Frantz, sócio do Google Capital, em um comunicado à imprensa.
Para a InnoLight, faz sentido se juntar com o Google, em vez de com um investidor estratégico chinês, uma vez que a gigante norte-americana opera uma das maiores instalações de dados do mundo. Outra questão é que metade da receita da startup chinesa advém do mercado dos EUA. Leia mais em tiinside 29/09/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário