12 agosto 2014

Pesquisa JDA revela necessidade de atualização na área de Supply Chain

De acordo com o estudo, metade dos entrevistados acredita que o setor pode ser um potente diferenciador estratégico

A JDA Software realizou, no início deste ano, uma pesquisa com mais de 400 executivos da indústria do varejo de todo o mundo, no sentido de entender as prioridades de negócios e, ainda, as necessidades do setor. A ideia é fornecer informações-chaves que contribuam para a evolução do trade, no que diz respeito à agilidade e flexibilidade voltadas à realidade da nova geração de compradores.

Realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) e intitulada “Ponto de vista do CEO: o papel estratégico da cadeia de suprimentos em um mundo multicanal”, a pesquisa revela o que os executivos de varejo estão fazendo para se adaptar ao atual cenário de compras multicanal, que pode estar tornando a cadeia de suprimentos um fator crítico de negócio. De acordo com o estudo, 50% dos CEOs entrevistados reconhecem que a área de Supply Chain pode ser um diferenciador estratégico. Um número maior, de 83%, crê que sua cadeia de suprimentos se encontra em um estado “pouco positivo”, saindo do atual ambiente de negócios.

Enquanto o comércio móvel está amadurecendo, um dos maiores desafios enfrentados pelos executivos é a gestão da crescente tendência no varejo, com compras multicanais (omni-channel). No entanto, apenas 34% dos CEOs consideram o aumento das compras multicanais uma ameaça externa e só 22% disseram que elas terão impacto direto em sua organização.

“O auge do multicanal é uma das mudanças mais significativas produzidas no mercado de varejo, nos últimos tempos”, afirma o presidente do conselho e diretor interino da JDA Software, Baljit Dail. Segundo ele, varejistas que não reconhecerem a necessidade de alinhar estrategicamente sua cadeia de suprimentos às expectativas dos consumidores estão em perigo de não se tornarem competitivos. “Não se trata de fazer um ajuste no modelo de operação, mas uma grande mudança é necessária. Aparentemente, existe um grupo emergente de CEOs visionários que entende que, para manter a competitividade e entregar eficiência operacional e, ainda, alcançar crescimento do resultado bruto e líquido, é necessária uma mudança dramática nos modelos operacionais atuais.”

Foco nas áreas de crescimento tradicionais

A pesquisa revela que as prioridades dos CEOs entrevistados estão centradas nas áreas mais tradicionais do crescimento, ao entrar em novas regiões e mercados, com a abertura de mais lojas ou por meio de fusões e aquisições. Essas prioridades incluem oportunidades potencialmente perdidas, segundo mais de dois terços dos CEOs que não levam em conta a melhoria da capacidade de distribuição e da cadeia de suprimentos como uma chave para impulsionar o crescimento rentável.

Principais ameaças competitivas

Os executivos entrevistados consideram três os riscos de maior impacto sobre sua organização, ao longo dos próximos três anos:
  • aumento das ameaças competitivas (41%), 
  • margens em declínio e redução de custos (39%), e 
  • atrair e reter clientes (24%).
Essas respostas revelam um vazio entre o risco reconhecido e uma efetiva estratégia para lidar com ele. Embora existam muitas exceções, manter uma sólida proposta de valor para o cliente está diretamente relacionada com o domínio da cadeia de abastecimento. “Nossa cadeia de suprimentos está mudando, diante das compras multicanais. Estamos buscando novas ideias e formas de distribuir os bens, não só para que cheguem à loja, mas também ao cliente”, afirma o presidente e CEO da maior rede de lojas de calçados e materiais esportivos do mundo, Foot Locker, Ken Hicks.

Rendimentos mais altos a custos mais baixos

Além de mostrar que metade dos entrevistados reconhece que sua cadeia de suprimentos pode ser um diferenciador estratégico, a pesquisa também revela que os diretores-executivos centrados em aperfeiçoar a área de Supply Chain têm 15% menos custos. Isso significa menos da metade dos níveis de inventário e ciclos de caixa três vezes mais curtos.

 “A cadeia de suprimento tem deixado de ser um tema administrativo e ganhado importância entre os consumidores que buscam realizar suas compras mediante canais virtuais e tradicionais. Nossa investigação destaca oportunidades e desafios dos CEOs de varejo, no domínio dessa disciplina. Os executivos estão mudando seus investimentos de capital e as prioridades de negócio, assim como aplicando inovações para impulsionar uma cadeia de suprimento mais estratégica e alinhada com o crescimento dos seus negócios”, destaca o diretor de Criação na Forbes Media, Bruce Rogers.

Apenas 15% dos entrevistados acreditam que sua atual cadeia de suprimentos é suficientemente resistente para enfrentar a ameaça de choques externos. Enquanto diretores-executivos concentrados na cadeia de suprimentos já viram resultados, ainda há oportunidade para o investimento adicional, em comparação com outras categorias de gastos com tecnologia da informação.

“Ter uma abordagem cautelosa e gradual para esse tipo de mercado desorganizado pode ser um curso mortal de ação. Parece haver uma clara desconexão entre as ações necessárias em direção a uma transformação no atual ambiente de varejo, com ações que estão sendo feitas, atualmente, em muitas dessas empresas. Com a velocidade sendo considerada ‘uma nova moeda’, acelerar o tempo de comercialização e aumentar a capacidade de resposta, mediante uma cadeia de suprimentos ágil e conectada, deve ser algo estreitamente alinhado às prioridades de crescimento para competir e defender as margens de lucro com sucesso”, ressalta Baljit Dail. Leia mais em mundolgistica 08/08/2014

O slide abaixo foi extraído da apresentação da pesquisa "CEO ViewPoint: Supply Chain's Critical Role in an All-Channel World" by JDA Software on May 12, 2014


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