A holding de corretoras de seguros Brasil Insurance espera começar a colher os frutos de sua reestruturação na segunda metade do ano que vem. Edward Lange, executivo que assumiu a presidência da companhia há dois meses com a missão de integrar a operação de 52 corretoras, acredita que o processo entregará ganhos de eficiência operacional no segundo semestre de 2015 e resultados financeiros em 2016.
O modelo de negócios da companhia está mudando, depois de ser questionado pelo mercado desde os fracos resultados do quarto trimestre do ano passado, quando o lucro líquido caiu 57%. Se antes o foco de crescimento eram aquisições, agora é integração e expansão orgânica, disse Lange ao Valor.
A integração das operações das corretoras se tornou urgente, pois vai possibilitar a venda cruzada entre os clientes das corretoras, além de ganhos de sinergia. Até agora, a maioria das companhias sob o guarda-chuva da Brasil Insurance operava quase de forma independente. Apesar de fazerem parte da mesma empresa, não raro apresentavam condições de negócios diferentes aos seus clientes, pois tinham acordos comerciais diversos com a mesma seguradora.
Diante desse cenário, a companhia só conseguia crescer com aquisições, e não de forma orgânica. E isso ficou evidente no balanço do quarto trimestre, que mostrou perda de valor dos ativos e de contratos. No dia seguinte à publicação dos números, as ações caíram 30% e em seis pregões acumularam perda de 60%. Ontem, os papéis fecharam em queda de 2,71% e no ano acumulam perda de 45%.
Segundo Lange, o conselho da empresa decidiu no ano passado intensificar o trabalho de integração das corretoras e, para isso, contratou a consultoria Falconi. “Hoje não conseguimos integrar uma nova corretora em seis meses porque não temos sistemas e processos centralizados”, disse o presidente da Brasil Insurance. Lange estima que, até o segundo trimestre do ano que vem, todo o “backoffice” da companhia esteja integrado.
Em relatório recente, a equipe de análise do BTG Pactual afirma que “o crescimento orgânico será a chave para se ter uma ideia melhor do potencial da empresa após sua reestruturação”. Outro ponto chave para analistas é ter um plano de remuneração para os sócios da Brasil Insurance que os mantenha comprometidos com o negócio. “Um desafio fundamental é o de melhorar o alinhamento de interesses entre sócios, administradores e funcionários-chave”, escrevem os analistas do BTG Pactual.
A primeira iniciativa da gestão de Lange foi formular um novo plano de remuneração e metas para os sócios. Agora, a remuneração total dos sócios do departamento de vendas é composta por uma parcela fixa (40%) e outra variável (60%) vinculada a uma combinação do próprio desempenho, o desempenho do gerente direto e o desempenho global da empresa.
Os analistas de ações que acompanham a companhia observam que esses ajustes devem aumentar os custos da empresa e pressionar suas margens. A administração da Brasil Insurance acredita, no entanto, que a plena integração das atividades e um mix de produtos com maior rentabilidade devem compensar o aumento de custos.
“Apesar de seus fracos resultados trimestrais recentemente, gostamos dos fundamentos da companhia, ao passo que as mudanças vigentes vêm gerando valor, em nossa visão. Talvez mais importante ainda, acreditamos que a empresa possua uma eficiente diretoria executiva que pode guiá-la ao longo desse processo de transição, especialmente considerando-se os recentes trabalhos realizados por Lange e por [Miguel] Longo [diretor-financeiro] na Allianz e no Walmart, respectivamente”, dizem os analistas do J. Safra, em relatório do começo do mês. Após reunião com os diretores da empresa, os analistas do J. Safra afirmam que sua visão sobre a companhia se tornou mais positiva, mas que preferem aguardar “sinais mais sólidos de progresso” para alterar a recomendação sobre a ação, que é “neutra”, assim como a do BTG. Por Thais Folego | De São Paulo| Valor Econômico | leia mais em almeidabugueli 29/07/2014
COMENTÁRIOS
A Brasil Insurance publica em seu site apresentação realizada na Apimec - Reunião Pública 17 de julho de 2014. Abaixo alguns slides extraídos do mencionado documento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário