A Tegma Gestão e Logística anunciou nesta segunda-feira ter fechado acordo para venda da Direct Express Logística à 8M, controlada pela empresa de comércio eletrônico B2W, por 127 milhões de reais.
Líder no varejo online brasileiro e dona de sites como Submarino e Americanas.com, a B2W informou em comunicado à parte que a aquisição busca elevar o nível de serviço logístico da companhia e está "alinhada com o seu plano estratégico de estar mais próxima do cliente".
O anúncio ocorre pouco tempo depois dos acionistas da empresa terem aprovado aumento de capital de 2,38 bilhões de reais, elaborado para melhorar a estrutura de capital da companhia.
Segundo a B2W, a operação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, incluindo a aprovação das autoridades concorrenciais.
Fundada em 2003, a Direct realiza serviços logísticos para cargas e encomendas expressas, que vão da armazenagem até a execução e informação de entregas.
A empresa possui uma estrutura de 21 mil metros quadrados de triagem em São Paulo, com cerca de 2.000 colaboradores, 1.500 veículos, e rede de 64 unidades de entrega em todo o país.
No portfólio da 8M, no qual a B2W detém participação de 100 por cento, também estão as empresas Click Rodo Entregas e Uniconsult Sistemas e Serviços, que foram adquiridas em 2013. (Por Marcela Ayres) Reuters | Leia mais em uol 16/06/2014
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Compra da Direct deve elevar custos da B2W no curto prazo
Ter, 17 de junho de 2014
Fonte: Valor Econômico
A aquisição da empresa de logística Direct Express pela B2W, por R$ 127 milhões, não deve trazer redução de custos para a varejista on-line no curto prazo, pelo contrário. Com receita de R$ 257 milhões, a empresa de logística apurou prejuízo antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) de cerca de R$ 45 milhões no ano passado, segundo Guilherme Assis, analista da Brasil Plural.
"Atualmente, a cadeia logística não gera valor. A B2W deve absorver ainda mais custos neste primeiro momento", afirmou Assis.
A transação, anunciada ontem, poderia trazer ganhos se a B2W cobrar frete nas suas entregas, de acordo com Assis. "Só que não é essa a tendência do mercado. As empresas ainda querem ganhar 'market share'", disse.
No longo prazo, a aquisição da Direct está de acordo com a estratégia da B2W. Além de melhorar o seu nível de serviços, a varejista de e-commerce busca preservar sua participação de mercado diante do avanço de concorrentes como a Nova Pontocom, que pretende captar recursos na bolsa em breve.
A Direct é a primeira aquisição da B2W na área logística e também a primeira após a aprovação, por seus acionistas, de um aumento de capital de R$ 2,38 bilhões.
Para Assis, ainda não está claro quais os planos da companhia com a aquisição. Cerca de 60% dos atuais clientes da Direct são concorrentes da B2W. "Não se sabe se a própria B2W vai deixar de atender esses clientes, tampouco se os concorrentes vão querer ficar dependentes da Direct", afirmou.
Procurada, a B2W não concedeu entrevista sobre o assunto.
Segundo Assis, a Direct é especializada em entregas 'porta a porta' de encomendas com até 30 quilos e se posiciona como uma das maiores empresa de logística nesse segmento.
A Direct atua em 90% das cidades brasileiras, mas sua maior força está concentrada nos Estados do Rio e de São Paulo.A empresa conta com uma estrutura de 21 mil m2 de triagem em São Paulo, 2 mil colaboradores, frota com 1,5 mil veículos e uma rede com 64 unidades de entrega.
Segundo Assis, a empresa não tem porte suficiente para atender toda a demanda da B2W. "Atualmente, a B2W faz uma cotação on-line logo após a compra do cliente para contratar o provedor logístico mais competitivo na sua região", disse o analista.
Assis afirmou que a administração da B2W tem dito que pretende investir R$ 1 bilhão a cada três anos nas áreas de logística, distribuição e sistemas. No entanto, para triênio que compreende o período 2013 a 2015, esse montante já foi ultrapassado na metade deste ano, afirmou o analista da Brasil Plural, que não descarta novas aquisições da B2W no setor logístico. Leia mais em portalntc 17/06/2014
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A Tegma divulga em seu site Apresentação Institucional 12/05/2014, onde inclui slide da operação logística da Directa.
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