Já que no momento São Paulo se tornou refém de uma greve do sistema metroviário que já dura cinco dias, pegar o carro para sair de casa nestes dias em que o rodízio de veículos foi suspenso pode ser a pior opção possível. Afinal, quanto mais carros na rua, pior. Oferecer carona aos amigos para reduzir o número de veículos nas ruas seria a opção mais sensata, e as pessoas começaram a perceber isso.
O Uber é um app que levanta uma graninha em cima dessa possibilidade. Ele é uma rede de caronas que indica os carros participantes do programa mais próximos à posição do usuário, oferecendo valores pelo percurso. Sim é um serviço de táxi paralelo operado em sua maioria por motoristas particulares profissionais (a Uber conta com escolha de veículos, de modelos simples e sedãs de luxo), algo que não é muito bem visto no Brasil mas lá fora está fazendo um sucesso estrondoso. Tanto que após uma nova rodada de investidores, seu valor pode chegar a US$ 17 bilhões.
A popularidade do Uber (que está disponível para iOS e Android) e de apps semelhantes tem subido bastante nos últimos tempos. Como muitos taxistas resistem a aderir a programas como 99Táxis e similares, os usuários que preferem chamar uma corrida via smartphone acabam preferindo os serviços dos chamados “minitáxis”. Como os taxistas alegam que tais serviços são uma competição desleal por diferenças de tratamento quanto a licença de funcionamento e tudo mais, protestos e agressões têm ocorrido.
Ainda assim, o dinheiro continua entrando. Após uma nova invjeção de US$ 1,2 bilhão, o Uber pode atingir o valor de US$ 17 bilhões, mais do que o Dropbox, Airbnb (ambos valem US$ 10 bilhões) ou Spotify (US$ 4 bilhões). Claro, ainda não chegou perto dos US$ 19 bilhões que o Facebook pagou pelo WhatsApp, mas ainda assim é um valor absurdo para um app que oferece um serviço visto em muitos lugares como ilegal. No caso do Brasil, cabe à União prestar e regular o serviço de transporte remunerado de passageiros, e através da Lei Nº 10.233/01 o Estado concedeu à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o dever de regular o transporte de passageiros em veículos terrestres. Isso posto, com a Resolução Nº 233/03 a ANTT determina que o transporte de passageiros remunerado é passível de multa, fixando o valor em 10.000 vezes da tarifa cobrada.
Ainda assim, a Uber Technologies estuda trazer o app para o Brasil. No site do serviço a cidade do Rio de Janeiro é listada como sendo uma das próximas a contarem com a rede, o que leva a crer que negociações com o governo em prol de legalizar o serviço foram postos em prática. A diferença do Uber é que o valor das corridas chega a ser consideravelmente inferior a uma de táxi, mas no que tange ao Brasil, não creio que o governo vá ver o serviço de forma diferente de um táxi e impor as mesmas exigências e taxas, a fim de equiparar os valores e evitar que os taxistas se sintam prejudicados. Em todo caso, será uma opção a mais. Por Ronaldo Gogoni Fonte: WP | Leia mais em meiobit 09/06/2014
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