O Hotel Urbano, site que vende diárias de hotéis, quer mais do que dobrar o valor da companhia até o fim deste ano, atingindo US$ 1 bilhão. O plano de expansão para 2014 é ambicioso. Prevê duplicar o quadro de funcionários, aumentar em uma vez e meia a verba de marketing e faturar 60% mais.
"O Hotel Urbano é ainda um bebê, comparado a concorrentes como Hoteis.com", diz seu cofundador e presidente José Eduardo Mendes. "O potencial é enorme", diz o executivo que, no começo do ano, vendeu juntamente com o sócio brasileiro, o irmão João Eduardo Mendes, uma fatia de 10% da empresa a fundos de investimento estrangeiros. "Considerando que o 'valuation' [avaliação do negócio] foi de US$ 450 milhões, se nosso crescimento continuar dentro do planejado, podemos chegar a um 'valuation' de US$ 1 bilhão no fim do ano."
O dinheiro aportado na empresa saiu da carteira do fundo de capital de risco americano Tiger Global - que já detém fatia na varejista on-line Netshoes. Este fundo é do americano Kevin Efrusy, que por meio do Accel Partners foi um dos primeiros a apostar no Facebook. O Hotel Urbano também recebeu recursos do Insight Venture Partners, que já era sócio da companhia desde 2012.
Os recursos vão encorpar o gasto em marketing, que este ano vai chegar a R$ 120 milhões. O Hotel Urbano vai fazer anúncios na mídia tradicional, expandindo a política de marketing até agora focada no meio on-line.
O objetivo é manter acelerada a taxa de crescimento. De uma base inicial de cinco funcionários, uma diária vendida a cada minuto e R$ 90 milhões de faturamento em 2011, o grupo encerrou 2013 com 400 empregados, cinco diárias vendidas a cada minuto e receita bruta de R$ 500 milhões.
Pesquisa realizada pela comScore Media Metrix mostra que em um único mês, mais de 18 milhões de brasileiros acessam sites de turismo. Em 2012, o turismo on-line movimentou R$ 13 bilhões, entre passagens, pacotes e serviços. E o Brasil é a sétima maior audiência mundial de internet e o maior mercado latino-americano, com 45,8 milhões de visitantes únicos.
É nesse mercado que o Hotel Urbano quer atingir em 2014 média de 8 diárias vendidas por minuto, ou 4,1 milhões de diárias no ano e faturamento de R$ 800 milhões. Para suportar essa maior demanda, o grupo está contratando mais 400 pessoas até o fim do ano. "Só em janeiro e fevereiro estamos alocando 240 novos funcionários. Apenas para seleção, tenho dez pessoas dentro do time de RH que soma 60 profissionais", diz Mendes.
Para suportar essa estrutura, a sede do grupo foi trocada, de uma sala de 40 metros quadrados para um grande galpão, no Plaza Shopping, na Barra da Tijuca, no Rio, onde funcionava antes um boliche, com 2 mil metros quadrados
"Ainda somos uma empresa muito focada em lazer", afirma o empresário. "Vamos aumentar o faturamento com vendas para empresas". Hoje, 90% das diárias vendidas pelo Hotel Urbano são para turismo de lazer. Desse total, os resorts representam 35%.
No Thermas Olímpia, no interior de São Paulo por exemplo, mais de 52% das vendas de diárias ao longo do ano nos 450 quartos do empreendimento foram intermediadas pelo Hotel Urbano. "Damos visibilidade a hotéis que não tinham acesso ao público fora da região em que atuam", diz Mendes sobre a carteira de 5,2 mil hotéis que o grupo lista no site.
Mas o Hotel Urbano quer gerar mais receita de clientes corporativos. "Vamos buscar 20% do faturamento com a venda de pacotes para empresas", diz o empresário. Para isso, a empresa pretende dobrar a oferta de empreendimentos no site. "Vamos focar em hotéis de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades com perfil mais corporativo". Ele reconhece que a concorrência é mais forte no mercado empresarial, mas oferece melhores margens.
Lucro é uma meta para 2014. "A gente teria fechado 2013 no azul se não tivéssemos decidido acelerar os investimentos", diz Mendes. "Mas neste ano vamos ter lucro de um dígito alto".
Valor Econômico
Leia mais em diariodoturismo 06/03/2014
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