Navistar teria estudado possibilidade de vender fabricante de motores no Brasil
Uma consultoria feita por um banco de investimento nos Estados Unidos, que teria avaliado a MWM em menos de US$ 500 milhões, fez surgir na semana passada rumores de que a Navistar estudava a possibilidade de vender a fabricante independente de motores diesel com operações no Brasil e Argentina, segundo publicou a agência Bloomberg na quarta-feira, 22 (veja aqui). Oficialmente, a MWM afirma que não comenta especulações de mercado. Pessoas próximas à empresa consultada por Automotive Business, que pediram anonimato, garantem que neste momento não existe nenhuma transação de venda sendo levada adiante.
De acordo com essas fontes, a notícia vazou em função dos muitos estudos encomendados a consultorias e bancos de investimento pela Navistar nos Estados Unidos, que passa por reestruturação para voltar à lucratividade, após registrar prejuízo de US$ 3 bilhões no ano fiscal terminado em outubro de 2012 e de US$ 898 milhões no exercício seguinte. Esse processo envolve a venda de ativos de baixa rentabilidade ou que não estejam alinhados com o foco principal de negócio da companhia, de fabricar caminhões e motores. Por esse motivo a Navistar saiu de uma joint venture na Índia com a Mahindra e vendeu a Monaco, fabricante de motorhome.
A MWM, adquirida em 2005 pelo grupo norte-americano, surgiu como possível alvo de venda porque hoje é responsável pela maior parte das receitas da companhia fora da América do Norte, que segundo o balanço anual somaram US$ 1,74 bilhão no ano fiscal de novembro de 2012 a outubro de 2013, em queda de 16% sobre o exercício anterior.
Contudo, fontes de mercado garantem que a operação de motores no Brasil segue saudável e rentável, com vendas crescentes e acima de US$ 1 bilhão (a empresa não divulga seu faturamento local). E a cifra seria maior caso o câmbio não puxasse o resultado para baixo, devido à forte desvalorização do real diante do dólar no último ano.
Após se recuperar do tombo das vendas em 2012, causado pela legislação de emissões Proconve P7, a MWM fechou 2013 com pouco mais de 120 mil motores vendidos, em expansão de 7% sobre o ano anterior. Este ano, a perspectiva é vender perto 130 mil unidades. Esse crescimento comprovaria que a operação segue rentável e traz mais ganhos do que perdas à Navistar.
PEDRO KUTNEY, AB
Fonte: automotivebusiness 27/01/2014
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