09 janeiro 2014

Inmetrics fecha duas aquisições

A Inmetrics, companhia brasileira de serviços de tecnologia da informação (TI), investiu R$ 8 milhões em recursos próprios no fim de 2013 para adquirir duas empresas da mesma área, a Solvix e a Gentix.

 A companhia tem como meta atingir R$ 100 milhões até 2016. Esse crescimento será obtido com aquisições e a expansão do negócio na América Latina. Autor: Vinculado ao valor.com.br empresa
Fonte: ecofinancas 09/01/2014


Inmetrics fecha duas aquisições

A Inmetrics, companhia brasileira de serviços de tecnologia da informação (TI), investiu R$ 8 milhões em recursos próprios no fim de 2013 para adquirir duas empresas da mesma área, a Solvix e a Gentix. A companhia tem como meta atingir R$ 100 milhões até 2016. Esse crescimento será obtido com aquisições e a expansão do negócio na América Latina.

A Inmetrics é uma companhia de capital fechado, fundada em 2002 pelos então estudantes de ciências da computação da Unicamp Pablo Cavalcanti, Alexandre Junqueira, Eric Daniel Maurício e Gil César Faria. A empresa nasceu na incubadora Softex, em Campinas (SP). Os estudantes juntaram suas economias - de R$ 12,5 mil à época - e criaram a companhia de software para o setor financeiro. No início, o projeto parecia fadado ao fracasso. "Batemos na porta de 50 bancos e todos se negaram a comprar o software", disse Pablo Cavalcanti, sócio da Inmetrics.

O programa faz uma triagem na infraestrutura de TI das empresas e identifica quais equipamentos e programas podem ser mudados para aumentar a produtividade, sem a necessidade de investimentos novos.

Insistentes, os sócios decidiram oferecer novamente o software aos bancos, desta vez no formato de serviço, pelo qual as companhias pagam uma mensalidade, em vez de comprar a licença para instalar o programa. Um banco aceitou fazer o teste - o Ibi, que à época pertencia à C&A (atualmente pertence ao Bradesco). Como resultado, a capacidade de processar dados do Ibi aumento em oito vezes. O resultado atraiu outros clientes financeiros.

Atualmente, a Inmetrics tem 100 clientes empresariais, incluindo Santander, Bradesco, BTG Pactual, Banco Votorantim, BM&F Bovespa e Citi. Em 2012, a Inmetrics registrou uma receita de R$ 35 milhões. Com a aquisição da Solvix e da Gentix, a receita aumentou para R$ 50 milhões em 2013. A companhia já oferecia consultoria e software como serviço para melhorar o desempenho da infraestrutura de TI dos clientes, mas faltava ter aplicações para melhorar resultados nas áreas de processos e gestão de TI.

De acordo com Cavalcanti, a Inmetrics crescia 25% ao ano e, com as aquisições, a expansão será acelerada. A meta é dobrar a receita em dois anos. Para isso, a companhia planeja fazer mais uma ou duas aquisições neste ano.

 A companhia também tem como meta avançar no processo de expansão internacional. Em 2009, a empresa abriu um escritório no Chile. Neste ano, planeja abrir um escritório na Colômbia. Em seguida, os alvos são Peru e Argentina. Cavalcanti afirma que, quando a companhia atingir uma receita anual da ordem de R$ 100 milhões, o passo seguinte será abrir uma subsidiária nos Estados Unidos.
Fonte: unicamp 09/01/2014

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