Extrair valor da análise dos dados não está apenas na mira de CIOs – fundos de venture capital também aplicam altos valores em startups desse segmento
Os investimentos em Big Data se concentram em dados de consumidor e marketing, ligadas a 300 fundos de venture capital. Foi o que concluiu um levantamento conduzido pela Quid e o Boston Consulting Group (BCG), divulgado na segunda-feira (16/12), feito com mais de 1,1 mil companhias ativas na tendência e mais de 400 empresas de rede e tecnologia, todas privadas.
A análise encontrou alguns insights. O primeiro dele é que investimentos privados responder por um quinto do total entre as companhias. Entre julho de 2012 e agosto deste ano, houve apenas cinco ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês). E não apenas os Estados Unidos despontam como o mercado que apoia iniciativas empreendedoras nesse ramo – Reino Unido, China e Israel possuem o maior número de companhias com investimento de venture capital após os EUA.
Os dados empresariais também são o setor mais consolidado, com aproximadamente 40% das startups de Big Data sendo adquiridas por outras empresas ou abrindo capital no período. Plataforma para trabalhar dados também se destaca como o maior receptor de investimentos, com recebimento de aportes de, em média, US$ 10 milhões – comparado a faixa entre US$ 5 milhões e US$ 6 milhões em outros temas.
Os fundos que mais realizam apoio financeiro a startups de Big Data são o Sequoia Capital, Lightspeed Venture Partners, Accel Partners, e Andreessen Horowitz. Entre as empresas do mercado de TI, Salesforce.com, Cisco e Intel são líderes nos investimentos.
Fonte: crn 17/12/2013
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