O publicitário e empresário Eduardo Fischer fechou a venda para a Trindade Investimentos de cerca de 25% da Fischer&Friends e outras três empresas de sua holding, que operam de forma integrada na TOD – Total On Demand: One Stop (marketing promocional), Alquimia (marketing de relacionamento, incentivo e CRM) e Prêmios Online (sistemas de premiação corporativa). Até então, elas estavam agrupadas no Grupo Totalcom, que controla ainda outros dois negócios nos quais a Trindade não terá participação: a D+, responsável pelo festival SWU, e a Fischer Argentina.
“A entrada da Trindade representa um ganho extraordinário para nós na área de estratégia e gestão e a possibilidade de crescermos ainda mais e mais rapidamente”, diz Eduardo Fischer, via comunicado oficial, que não confirma a participação vendida para o fundo de private equity e ressalta que o publicitário será mantido no comando das empresas e que a Trindade dará “suporte no back office”. Helder Castro permanece como CEO da TOD.
No ano passado, a Fischer&Friends esteve envolvida em longa negociação de venda de seu controle acionário para o grupo japonês Dentsu, mas as tratativas foram encerradas sem sucesso no início de 2013. Depois disso, a agência brasileira enfrentou crise de perda de executivos-chave e contas importantes no primeiro semestre.
No comando diretivo foram seis baixas: o CEO Antônio Fadiga, o CCO Allan Barros, o CCO Mario D’Andrea e os vice-presidentes Adrian Ferguson (mídia), Murilo Lico (planejamento) e Pedro Porto (convergência). Barros seguiu para a direção comercial e de marketing da Máquina de Vendas; Ferguson, para a vice-presidência de mídia da Wunderman; e Porto, para a direção de estratégias de marca do Twitter.
A venda de parte minoritária da agência para a Trindade Investimentos deve dar mais fôlego para a Fischer&Friends se recompor. Depois de se afastar nos últimos anos do dia a dia da operação, tempo em que se dedicou a outros projetos, como o festival SWU, o fundador e acionista principal Eduardo Fischer retomou a condução da empresa em maio e vem empreendendo um processo de reestruturação que já incluiu a contratação de dois vice-presidentes de criação: Toninho Neto, que vinha atuando no exterior há 15 anos, e Rodrigo Almeida (ex-Africa). Outra mudança é a promoção a COO do até então vice-presidente de operações Alex Isnenghi, que passa a comandar não somente as áreas de operações e atendimento, que já estavam sob sua responsabilidade, mas também o planejamento. Já para liderar a área de mídia, Vicente Varela, na casa desde 2009, foi promovido a diretor geral em março.
A carteira de clientes também começa a ser reposta. Após perdas de Caixa (cuja licitação deste ano foi vencida por Borghi/Lowe, Heads, Nova/SB e Artplan), Ricardo Eletro (que voltou para a mineira Pro Brasil), Flora (marcas Assim, Mat Inset e Minuano foram para a WMcCann) e Friboi (para Lew’Lara\TBWA), a agência deve ser confirmada como uma das vencedoras da licitação da Sabesp (leia mais aqui). Também acaba de chegar a verba da Siemens Enterprise.
Até a venda para a Trindade Investimentos, mais de 95% das ações da Fischer&Friends estavam com o Grupo Totalcom, quase 100% controlado por Eduardo Fischer. No passado, ele teve sócios investidores com participação relevante na holding, como o ex-dono do Banco Multiplic Antônio José Carneiro (entre 2001 e 2008) e Antonio Camanho (de 1998 a 2006). Os dois chegaram a acumular 45% do Totalcom. Até o início de 2013 havia ações da Fischer&Friends com dez executivos, entre os quais Antonio Fadiga, Allan Barros e Mario D’Andrea, que deixaram o negócio, e Nelson Turini, diretor financeiro e de operações do Grupo Totalcom.
A Trindade Investimentos foi fundada em São Paulo em 2010 por quatro sócios: os advogados Danilo Amaral (ex-CEO da BRA Transportes Aéreos) e Rodrigo Bhering Andrade (ex-JP Morgan, GP Investimentos e CVC/Opportunity Equity Partners), e os administradores de empresa Bárbara Alvim Raymundo (ex- Rio Bravo Investimentos) e Luiz Carlos Giannini Tanisho (ex-Invest Tech e Ersa, do grupo Pátria).
Os dois focos principais de investimentos são as startups de tecnologia ou “em empresas que necessitem urgentemente de recursos”. O portfólio da Trindade é composto por seis negócios digitais: Appies (ofertas para desenvolvedores de aplicativos), Boa Consulta (agendamento online de consultas médicas), Callix (call center digital), Nuvem Shop (plataforma de ecommerce para pequenas e médias empresas), Peela (cartões pré-pagos que podem ser usados em vários produtos e serviços) e Startupi (portal de notícias sobre empreendedorismo digital e startups brasileiras).
“A Fischer é um ícone na publicidade brasileira e confunde-se com sua própria história. Confiamos muito no Eduardo, na sua equipe e no projeto de crescimento que ele está montando”, afirma Danilo Amaral, em comunicado oficial. ALEXANDRE ZAGHI LEMOS|
Fonte: meioemensagem 28/08/2013
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