Uma “fusão entre iguais” une o segundo maior grupo da publicidade mundial ao terceiro e cria o Publicis Omnicom Group. A empresa será, com sobras, a maior holding de comunicação do mundo, à frente do WPP.
Maurice Lévy, CEO do Publicis, e John Wren, CEO do Omnicom, serão co-CEOs durante 30 meses, tempo para o que se chama de “integração inicial e desenvolvimento”. Após o período, Lévy, que estava buscando um sucessor dentro do Publicis, se tornara Chairman não-executivo e Wren continuará como CEO. O board de executivos terá 16 membros, contando os dois co-CEOs e sete diretores não-executivos de cada empresa. Cada empresa terá 50% da ações do Publicis Omnicom, que terá 130 mil funcionários.
A holding terá sede na Holanda, e as matrizes de Paris e Nova York de Publicis e Omnicom, respectivamente, continuarão sendo as sedes-base da nova operação. O atual chairman do Omnicom, Bruce Crawford, se tornará chairman do Publicis Omnicom no primeiro ano da empresa. No segundo ano, ele será sucedido por Elisabeth Badinter, atual chairman do Publicis.
As empresas informam que combinam receitas de US$ 22,7 bilhões e valor de mercado de US$ 35,1 bilhões.
O acordo foi aprovado de forma unânime pelos membros dos dois boards e irá unir sob a mesma holdin as marcas BBDO, Saatchi & Saatchi, DDB, Leo Burnett, TBWA, Razorfish, Publicis Worldwide,Fleishman-Hillard, DigitasLBi, Ketchum, StarcomMediaVest, OMD, BBH, Interbrand, MSLGROUP, RAPP, Publicis Healthcare Communications Group (PHCG), Proximity, Rosetta, CDM, ZenithOptimedia e Goodby, Silverstein & Partners.
Os maiores clientes divididos entre os dois são McDonald's, P&G, L'Oreal e AT&T. Os potenciais conflitos envolvem Pepsi e Coca-Cola, AT&T e Verizon, e Microsoft e Google.
A fusão é a maior negociação da história da publicidade mundial, superando a compra do Aegis pela Dentsu, em março de 2013, por US$ 4,9 bilhões e a compra da Y&R pelo WPP em 2000, por US$ 4,7 bilhões.
Com a receita de US$ 22,7 bilhões em 2012, o Publicis Omnicom fica bem à frente do WPP, com suas receitas de US$ 16,5 bilhões. Fecham o Top 10 da publicidade mundial Interpublic, com US$ 7 bilhões, Dentsu, US$ 6,4 bilhões, Havas, US$ 2,3 bilhões, Hakuhodo, US$ 2,2 bilhões, Alliance Data System Epsilon, US$ 1,2 bilhão, MDC Partners, US$ 1,1 bilhão e Experian Marketing Service, US$ 900 milhões.
A transação depende de aprovação de órgãos antitruste e dos acionistas das duas companhias. A expectativa é que ela seja concluída em algum momento entre o quatro trimestre de 2013 e o primeiro trimestre de 2014. A fusão teve como consultorias financeiras a Moelis & Company, pelo lado do Omnicom, e a Rothschild, pelo Publicis. Por FELIPE TURLÃO
Fonte: meioemensagem 28/07/2013
COMENTÁRIOS:
A Omnicom divulga em seu site apresentação com informações a respeito da combinação das duas empresas Omnicom e Publicis. Abaixo alguns slides do documento Publicis Omnicom Group The New Industry Standard - July 28, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário