O grupo mexicano de telecomunicações América Móvil comunicou o investimento de US$ 40 milhões no Shazam, empresa com app homônimo de reconhecimento de músicas e áudio de propagandas. As duas companhias estabeleceram, em paralelo, uma parceria estratégica para popularizar o serviço na América Latina, com apoio das operadoras do grupo mexicano na região, dentre as quais se inclui a Claro, no Brasil. O investimento ajudará o Shazam a seguir crescendo no mercado de música e de TV, assim como a desenvolver novos produtos.
O Shazam possui atualmente 350 milhões de usuários no mundo, sendo 70 milhões ativos mensais. O app vem adicionando, em média, 2 milhões de usuários por semana. O aplicativo gera uma receita anual de US$ 300 milhões através de parceiros como iTunes e Amazon, na venda de músicas. O faturamento tem dobrado ano a ano.
O Shazam está disponível para diversos sistemas operacionais móveis, como Android, iOS (iPhone e iPad), Windows Phone e BlackBerry. Originalmente, o app foi criado para o reconhecimento de músicas: basta ouvir por 15 segundos uma música que esteja tocando no ambiente que o app a identifica, cruzando aquele trecho com seu banco de dados. Após a identificação, o app sugere a compra da música em algum serviço parceiro, como iTunes e Amazon. Parte da receita é dividida com o Shazam. Mais recentemente, o app começou a ser utilizado para o reconhecimento de propagandas na TV nos EUA, gerando uma interação pelo celular com o consumidor. MOBILE TIME entrevistou o vice-presidente de marketing da empresa sobre o tema em setembro do ano passado.
Fonte: mobiletime 08/07/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário