13 junho 2013

Maior cadeia de jornais nos EUA amplia atuação em TV com compra de US$ 1,5 bi

A maior cadeia de jornais dos EUA, Gannett, disse que vai pagar US$ 1,5 bilhão pela empresa de televisão Belo. A aquisição de uma série de ativos de TV em rápido crescimento tendem a ofuscar os negócios editoriais da empresa.

 O acordo irá quase dobrar as participações em radiodifusão da Gannett, tornando-a a quarto maior proprietária de grandes afiliadas de emissoras dos EUA, chegando a quase um terço dos lares norte-americanos, informou a companhia nesta quinta-feira (13).

 A oferta da Gannett de US$ 13,75 por ação representa um prêmio de 28% sobre o preço de fechamento da Belo na quarta-feira (12).

 As ações de ambas as empresas subiram no início do pregão, com a Gannett atingindo a máxima de cinco anos.

 A Gannett disse que a transação geraria um fluxo de caixa livre significativo e aumentaria seus lucros operacionais em cerca de US$ 0,50 por ação no primeiro ano.

 Também irá resultar em cerca de US$ 175 milhões de economia anual dentro de três anos após o fechamento.

 A presidente-executiva da Gannett, Gracia Martore, disse que o acordo daria à empresa um "equilíbrio mais favorável", com a maioria de seus ganhos provenientes de ativos de maior crescimento.

 "Eu acho que o que temos é uma enorme flexibilidade financeira", disse em uma teleconferência com analistas. "Nós temos um balanço que é, na verdade, até mesmo financeiramente mais forte hoje."

 A Belo possui e opera 20 estações de televisão, com nove dentre os 25 principais mercados, e seus sites associados.

 O acordo, que deverá ser concluído até o final deste ano, deverá receber aprovação antitruste, aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC, em inglês), e aprovação dos acionistas com dois terços das ações da Belo, afirmou a Gannett. DA REUTERS
Fonte: folha.uol 13/06/2013

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