Presidente mundial, Alejandro Reynal, quer elevar receita em 50% até 2017.
A Atento, empresa de contact center vendida pela Telefónica ao Bain Capital em outubro do ano passado por E$ 1,05 bilhão, estuda fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) dentro de quatro anos, período no qual a companhia projeta aumentar em 50% as receitas brutas e as atuais margens, disse ontem em São Paulo o presidente mundial do grupo, Alejandro Reynal.
"É um caminho natural. Mas isso não quer dizer que o grupo vai sair da companhia. Pode fazer uma oferta parcial e permanecer no capital como minoritário ou controlador", disse Reynal, sem apontar se essa operação pode ocorrer na Bovespa ou na bolsa de Madri, onde fica a sede da Atento. "É uma decisão do controlador, que leva em conta fatores técnicos, quando chegar o momento".
O executivo disse que o Brasil continua sendo o principal mercado da empresa, com 50% do faturamento mundial. No ano passado, a filial brasileira teve receita bruta de R$ 2,6 bilhões, um aumento de 7,1% sobre 2011. Dados globais mais recentes da Atento revelam faturamento de E$ 1,4 bilhão entre janeiro e setembro de 2012, 5,3% de alta na comparação anual.
Para crescer 50% em quatro anos em receita e margens, a Atento vai buscar contratos entre as concorrentes da Telefónica. "Sem restrições que existiam na época do controlador anterior, vamos buscar um leque maior de clientes", disse Reynal.
Do total da receita da Atento no Brasil, 40% são gerados hoje pelo contrato da Telefónica. Após vender a empresa para o Bain Capital há oito meses, a dona da marca Vivo assumiu o compromisso de seguir contratando a empresa por nove anos.
"A Atento não era o 'core' [foco central do negócio] da Telefónica. Agora, o controlador tem o foco na Atento, o que vai gerar uma expansão mais rápida", afirmou Reynal.
Além de buscar contratos com empresas como Claro, Tim e Oi - concorrentes da ex-controladora Telefónica -, a Atento quer ampliar o leque de produtos e abrir operações em novos mercados. Hoje, a companhia atende cerca de 500 clientes corporativos em 16 país, sendo 70 deles no Brasil. Emprega 150 mil funcionários - 85 mil em território brasileiro.
O presidente da Atento disse que planeja elevar a fatia de receitas com serviços de maior valor agregado, como gerenciamento de banco de dados de clientes das empresas atendidas (CRM, Customer Relationship Management) e terceirização de processos do negócios (BPO, Business Process Outsourcing).
O executivo disse que a estratégia de crescimento será mais agressiva a partir de 2014. "Estamos concluindo nosso plano de médio prazo. Para este ano, não temos aquisições ou investimentos acima da média anual dos últimos anos programados".
Em 2013, a Atento vai investir R$ 150 milhões no Brasil, mesmo valor aplicado no ano passado. A multinacional não revela os dados de investimentos mundiais, mas aponta que a relação com o volume brasileiro guarda proporção com as respectivas fatias de receita.Por João José Oliveira | Valor Econômico
Fonte: grupomaquina 19/06/2013
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