22 maio 2013

Tecnologia domina ranking de marcas mais valiosas do mundo

As empresas do setor de tecnologia dominaram o ranking BrandZ, estudo anual sobre as marcas mais conhecidas realizado pela companhia de pesquisas de mercado Millward Brown. De acordo com estudo publicado nesta terça-feira, 21, a Apple se manteve como marca mais valiosa do mundo ao longo do ano passado, cujo valor cresceu 1%, para US$ 185 bilhões. Em seguida, aparece o Google, que ultrapassou a IBM. O valor de marca do gigante das buscas subiu 5%, avaliado em US$ 113,66 bilhões, enquanto a IBM viu seu valor cair 3%, para US$ 112,53 bilhões.

Outra empresa de tecnologia aparece no ranking é a Microsoft. Na sétima posição, com queda de 9% no valor da marca e perda de duas posições no ranking, a fabricante de software encerrou o ano valendo US$ 69,81 bilhões. A Samsung, por sua vez, foi destaque. Com aumento de 51% no valor de marca, a fabricante coreana agora ocupa a 30ª colocação, avaliada em US$ 21 bilhões. “Lutando pela liderança no mercado de smartphones, a Samsung alimentou seu imenso ganho no valor de marca ao equilibrar um período de inovação memorável com crescimento de participação de mercado — ela investiu US$ 1,6 bilhão a mais em propaganda no ano passado”, explicou o diretor da Millward Brown, Nick Cooper, responsável pela elaboração do estudo.

 O ranking é realizado desde 2006 e utiliza a visão do potencial de atuais compradores de uma marca combinada com dados da saúde financeira das corporações. Por isso, Cooper adverte que, mesmo com a recente desvalorização da Apple, foram tanto a imagem como o status da companhia entre os clientes os fatores responsáveis por “fazer a diferença” e garantir sua posição no topo da lista. O valor somado das 100 marcas no ranking cresceu 77% de 2006 até hoje, somando US$ 2,6 trilhões.


As 10 marcas mais valiosas, segundo o BrandZ
Posição
Categoria
Marca
Valor de marca
2013 (US$ milhões)
Variação
no valor
de marca
Posição
em 2012
 
1
Tecnologia
Apple
185,071
+1%
1
2
Tecnologia
Google
113,669
+5%
3
3
Tecnologia
IBM
112,536
-3%
2
4
Fast Food
McDonald’s
90,256
-5%
4
5
Bebidas
Coca-Cola
78,415
+6%
6
6
Telecom
AT&T
75,507
+10%
8    
7
Tecnologia
Microsoft
69,814
-9%
5
8
Tabaco
Marlboro
69,383
-6%
7
9
Cartões
Visa
56,060
+46%
15
10
Telecom
China Mobile
55,368
+18%
10
Fonte: BrandZ, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário