Outra empresa de tecnologia aparece no ranking é a Microsoft. Na sétima posição, com queda de 9% no valor da marca e perda de duas posições no ranking, a fabricante de software encerrou o ano valendo US$ 69,81 bilhões. A Samsung, por sua vez, foi destaque. Com aumento de 51% no valor de marca, a fabricante coreana agora ocupa a 30ª colocação, avaliada em US$ 21 bilhões. “Lutando pela liderança no mercado de smartphones, a Samsung alimentou seu imenso ganho no valor de marca ao equilibrar um período de inovação memorável com crescimento de participação de mercado — ela investiu US$ 1,6 bilhão a mais em propaganda no ano passado”, explicou o diretor da Millward Brown, Nick Cooper, responsável pela elaboração do estudo.
O ranking é realizado desde 2006 e utiliza a visão do potencial de atuais compradores de uma marca combinada com dados da saúde financeira das corporações. Por isso, Cooper adverte que, mesmo com a recente desvalorização da Apple, foram tanto a imagem como o status da companhia entre os clientes os fatores responsáveis por “fazer a diferença” e garantir sua posição no topo da lista. O valor somado das 100 marcas no ranking cresceu 77% de 2006 até hoje, somando US$ 2,6 trilhões.
As 10 marcas mais valiosas, segundo o BrandZ
Posição
|
Categoria
|
Marca
|
Valor de marca
2013 (US$ milhões) |
Variação
no valor de marca |
Posição
em 2012 |
1
|
Tecnologia
|
Apple
|
185,071
|
+1%
|
1
|
2
|
Tecnologia
|
Google
|
113,669
|
+5%
|
3
|
3
|
Tecnologia
|
IBM
|
112,536
|
-3%
|
2
|
4
|
Fast Food
|
McDonald’s
|
90,256
|
-5%
|
4
|
5
|
Bebidas
|
Coca-Cola
|
78,415
|
+6%
|
6
|
6
|
Telecom
|
AT&T
|
75,507
|
+10%
|
8
|
7
|
Tecnologia
|
Microsoft
|
69,814
|
-9%
|
5
|
8
|
Tabaco
|
Marlboro
|
69,383
|
-6%
|
7
|
9
|
Cartões
|
Visa
|
56,060
|
+46%
|
15
|
10
|
Telecom
|
China Mobile
|
55,368
|
+18%
|
10
|
Fonte: BrandZ, 2013
Fonte: tiinside 21/05/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário