Companhia teve faturamento de R$ 1,1 bilhão no ano passado, alta de 54% ante 2011
Com pouco mais de uma década de existência, a Netshoes decidiu apostar na paixão mundial por futebol para cumprir o plano ambicioso de se tornar uma empresa global especializada em artigos esportivos, plano que pode incluir uma potencial oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
"Nosso objetivo é ser referência em artigos esportivos e temos aspirações de virar uma empresa global", disse o vice-presidente de planejamento da empresa, José Rogério Luiz.
Além do Brasil, a companhia também é líder na América Latina na venda de artigos esportivos via internet. As vendas na Argentina e no México respondem por 3% da receita da companhia. Hoje, 35% do faturamento total é proveniente da venda de artigos relacionados a futebol.
"Queremos ir para outros mercados, mas o foco antes é consolidar a operação no Brasil e se tornar uma referência no comércio eletrônico em esportes", afirmou o executivo, que sinalizou possível expansão para além da América Latina.
O crescimento da Netshoes tem sido apoiado em aportes de capital de investidores, como o norte-americano Tiger Global Management e a Temasek Holdings, de Cingapura. No começo de 2013, a empresa também recebeu investimento dos fundos Kaszek e Iconic Ventures.
A companhia teve faturamento de R$ 1,1 bilhão no ano passado, mais de 20 vezes superior aos R$ 50 milhões obtidos em 2008, primeiro ano em que operou exclusivamente na Internet. Em 2012, o faturamento bruto cresceu 54% sobre o ano anterior.
"Em 2013, vamos seguir crescendo a dois dígitos sólidos. Estamos partindo para geração de caixa... já temos visto geração de caixa na empresa, o que é raro no setor", disse Rogério Luiz.
Segundo o executivo, o sucesso da companhia reflete um modelo de negócios mais segmentado, evitando repetir "erros" cometidos por outras companhias do setor.
"Software e hardware embaixo do mesmo guarda-chuva não funciona", disse ele, referindo-se à importância de se especializar num segmento.
O foco em um segmento menos explorado tem contribuído para os números da Netshoes. No setor de artigos esportivos, a margem bruta costuma ficar entre 40% e 50%, ante algo entre 25% e 27% no caso de eletroeletrônicos, segundo o executivo.
Possível IPO
Na estratégia de crescimento traçada pela companhia, uma potencial abertura de capital ocupa posição ainda coadjuvante, mas não deixa de ser considerada como forma de financiar a expansão.
"Se a empresa estiver capitalizada, não há razão", disse Rogério Luiz. "Antes, temos que deixar a empresa pronta... estamos correndo para organizar a casa, mas depende das condições de mercado."
Com 38 mil itens disponíveis para venda, a Netshoes contabiliza cerca de 30 mil pedidos por dia e tem 60% do faturamento proveniente de calçados, sendo o restante resultado da venda de outros artigos esportivos.
Criada a partir de uma loja de rua em São Paulo no ano 2000, a Netshoes chegou a ter sete lojas físicas, que foram fechadas quando os fundadores decidiram ficar apenas com a plataforma on-line, em 2007. Edição de Aluísio Alves Reuters
Fonte: iG 16/04/2013
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