17 abril 2013

Netshoes se prepara para ser global e considera IPO

Companhia teve faturamento de R$ 1,1 bilhão no ano passado, alta de 54% ante 2011

Com pouco mais de uma década de existência, a Netshoes decidiu apostar na paixão mundial por futebol para cumprir o plano ambicioso de se tornar uma empresa global especializada em artigos esportivos, plano que pode incluir uma potencial oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). 

"Nosso objetivo é ser referência em artigos esportivos e temos aspirações de virar uma empresa global", disse o vice-presidente de planejamento da empresa, José Rogério Luiz.

 Além do Brasil, a companhia também é líder na América Latina na venda de artigos esportivos via internet. As vendas na Argentina e no México respondem por 3% da receita da companhia. Hoje, 35% do faturamento total é proveniente da venda de artigos relacionados a futebol.

 "Queremos ir para outros mercados, mas o foco antes é consolidar a operação no Brasil e se tornar uma referência no comércio eletrônico em esportes", afirmou o executivo, que sinalizou possível expansão para além da América Latina.

 O crescimento da Netshoes tem sido apoiado em aportes de capital de investidores, como o norte-americano Tiger Global Management e a Temasek Holdings, de Cingapura. No começo de 2013, a empresa também recebeu investimento dos fundos Kaszek e Iconic Ventures.

 A companhia teve faturamento de R$ 1,1 bilhão no ano passado, mais de 20 vezes superior aos R$ 50 milhões obtidos em 2008, primeiro ano em que operou exclusivamente na Internet. Em 2012, o faturamento bruto cresceu 54% sobre o ano anterior.

 "Em 2013, vamos seguir crescendo a dois dígitos sólidos. Estamos partindo para geração de caixa... já temos visto geração de caixa na empresa, o que é raro no setor", disse Rogério Luiz.

 Segundo o executivo, o sucesso da companhia reflete um modelo de negócios mais segmentado, evitando repetir "erros" cometidos por outras companhias do setor.

 "Software e hardware embaixo do mesmo guarda-chuva não funciona", disse ele, referindo-se à importância de se especializar num segmento.

 O foco em um segmento menos explorado tem contribuído para os números da Netshoes. No setor de artigos esportivos, a margem bruta costuma ficar entre 40% e 50%, ante algo entre 25% e 27% no caso de eletroeletrônicos, segundo o executivo.

 Possível IPO 
 Na estratégia de crescimento traçada pela companhia, uma potencial abertura de capital ocupa posição ainda coadjuvante, mas não deixa de ser considerada como forma de financiar a expansão.

 "Se a empresa estiver capitalizada, não há razão", disse Rogério Luiz. "Antes, temos que deixar a empresa pronta... estamos correndo para organizar a casa, mas depende das condições de mercado." 

Com 38 mil itens disponíveis para venda, a Netshoes contabiliza cerca de 30 mil pedidos por dia e tem 60% do faturamento proveniente de calçados, sendo o restante resultado da venda de outros artigos esportivos.

 Criada a partir de uma loja de rua em São Paulo no ano 2000, a Netshoes chegou a ter sete lojas físicas, que foram fechadas quando os fundadores decidiram ficar apenas com a plataforma on-line, em 2007.  Edição de Aluísio Alves Reuters
Fonte: iG 16/04/2013 

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