"A venda da participação no FIP ajuda a reconhecer o valor do portfólio da companhia para o mercado, que tem mais dificuldade em fazer essa avaliação", afirma Everson Lopes, diretor da Ideiasnet.
O fundo foi criado inicialmente como um veículo de investimento exclusivo da companhia. O FIP possui seis investimentos: a Padtec, que fornece serviços de redes para empresas de telecomunicações, a distribuidora de produtos de informática Officer, a EAX, associação de três empresas de comércio eletrônico, a Batanga, de mídias sociais, a empresa de suporte técnico Tectotal e a editora e produtora de software Pini.
A Ideiasnet, que tem entre os principais sócios os grupos Lorentzen e EBX, do empresário Eike Batista, possui investimentos em outras cinco companhias, que não entraram na negociação. A entrada da Paul Capital no fundo foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no mês passado. A gestora tem a opção de elevar a participação no FIP para 25%, além de participar diretamente das rodadas de capitalização das empresas investidas.
A negociação para a entrada da gestora americana levou aproximadamente um ano, que incluiu a avaliação das empresas e mudança no regulamento do fundo, segundo Lopes. A venda da participação representou uma taxa interna de retorno de 44,6% para companhia, de acordo com o executivo.
A venda de cotas de fundos que investem em participações em empresas (private equity) já em operação é pouco frequente no mercado brasileiro. Mas nos últimos anos várias gestoras especializadas nesse tipo de operação abriram escritórios no país. A Paul Capital possui um total de US$ 7,3 bilhões sob gestão.
A Ideiasnet pretende usar parte dos recursos no aporte de capital anunciado recentemente pela Padtec, que contará com a participação do BNDESPar. A empresa também tem planos de constituir um novo fundo de participações, que deverá contar com 20% de recursos da companhia e 80% de investidores no mercado. A empresa pretende captar até US$ 150 milhões com o novo FIP, segundo Lopes.Por Vinícius Pinheiro - Valor Econômico
Fonte: clippingmp - 06/03/2013
COMENTÁRIO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário