Nesta sexta, a Abril Educação anunciou a compra da rede de ensino de inglês Wise Up por 877 milhões de reais, sua sétima aquisição em menos de dois anos. Em teleconferência a analistas, o presidente da companhia, Manoel Amorim, explicou os fatores que tornaram o negócio atrativo.
Além de a penetração do idioma ser baixíssima no marcado brasileiro - estima-se que apenas 5% da população domine o inglês -, Amorim sublinhou que o modelo de negócios da Wise Up guarda um grande potencial de expansão.
De 2009 para cá, o número de franquias da operação cresceu a uma taxa média de 41,2% ao ano, chegando a atuais 338 unidades. A receita líquida seguiu no mesmo compasso: era de 58,7 milhões de reais e passou a 162,8 milhões nesse meio tempo.
Para a Abril Educação, ainda há combustível para manter o ritmo acelerado. Mais de 80% das escolas estão em cidades do Sudeste. Enquanto no Nordeste a rede conta com 11 endereços, no Norte, são apenas 3.
"Em 2013, a rede deve ganhar de 30 a 50 novas unidades", disse Amorim. A exposição que a escola ganhará com a Copa do Mundo deverá contribuir para o processo. A Wise Up é patrocinadora oficial do evento e única escola de inglês a ser utilizada pela FIFA para o treinamento de voluntários.
Depois de terminada a conferência, o presidente da Abril Educação falou com um pequeno grupo de jornalistas.
Confira os melhores trechos da conversa:
A Abril Educação deverá fazer novas aquisições no segmento de ensino de idiomas?
Manoel Amorim - Nós continuamos interessados em olhar para ativos bons, que complementem nosso portfólio. Continuará existindo interesse na aquisição de outros ativos de inglês. Nosso plano de liderança independe disso, mas uma aquisição a preços atraentes que possa complementar nosso negócio será olhada com carinho.
Como é a composição da receita da Wise Up hoje?
Amorim - A venda de material didático diretamente para os alunos responde por 85% da receita. Outros 15% são da taxa de franquia. Quando se matriculam, os alunos pagam 50% do material didático. O restante é dividido em 12 parcelas. Nesse primeiro aporte, os custos do material com margem já são cobertos.
Com a compra da Wise Up, a representatividade das editoras na receita líquida da Abril Educação cai de 58% para 49%. Há uma tendência de descentralizar o negócio?
Amorim - O que está acontecendo é que nosso foco em fusões e aquisições está em negócios que não são editoras. Nas editoras já temos escala, presença e market share. É muito difícil criar valor com aquisições novas. Em livros didáticos, não há nada que possa ser executado que a gente já não tenha. Temos procurado fazer aquisições em outros negócios, com taxas de crescimento maior. Apesar de as editoras continuarem a crescer, sua contribuição tem se tornado menos relevante porque acaba sendo diluída.
Quais serão as sinergias com outros negócios da companhia?
Amorim - Temos hoje dois grupos de franqueados de idiomas: Wise Up e da Red Balloon. São empreendedores capazes de estabelecer uma escola de inglês no local onde atuam, treinar professores, recrutar alunos e fazer a gestão do negócio. No entanto, estão lidando com públicos muito diferentes. No Red Balloon, existem muito mais crianças do que jovens. Portanto, através de relacionamento conosco, Wise Up passa a ser uma boa oportunidade de negócio para esse grupo de franqueados. A Wise Up também ganha oportunidade de expandir presença através do Red Balloon.
A Abril Educação possui escolas como pH e ETB. A oferta de franquias será expandida aos donos de colégios?
Amorim - Essa é uma sinergia secundária, para os empresários donos de colégios que adotam nossos sistemas e têm características que os qualificam como franqueados de qualquer uma dessas marcas. Muitos têm expressado o interesse de se tornarem franqueados novos do Red Balloon e tenho certeza que terão interesse em Wise Up também.
Haverá compartilhamento de conteúdo com os sistemas de ensino?
Amorim - A colocação da metodologia como parte do sistema de ensino do Anglo ou qualquer outro de nossos sistemas ainda não é um projeto nosso. Mas há outra sinergia importante para todo o negócio da Abril Educação: a aplicação da metodologia comercial de captação de alunos, a melhor que a gente já viu, para as demais operações da companhia. O fato é que nós temos centenas de milhares de alunos nas escolas associadas. Vemos oportunidades de fazer promoções cruzadas, oferecendo matrículas para os alunos das nossas redes.
Quais são os diferenciais da Wise Up em relação à concorrência para ganhar novos clientes?
Amorim - O primeiro deles é que existe o treinamento de 800 vendedores que fazem a venda de uma forma absolutamente homogênea. A forma como eles apresentam a Wise Up e conduzem a conversa é exatamente igual, o que indica treinamento muito bem feito e execução muito bem acompanhada. Nenhum deles passa o preço por telefone, por exemplo. Eles fazem o aluno ir à escola. E o contato olho no olho é muito mais efetivo do que tentar fazer a venda por telefone. O segundo diferencial é que eles fazem muita pesquisa para entender quais são as objeções que um aluno em potencial tem em relação à matrícula. Pelo discurso de vendas, eles procuram sobrepujar essas objeções de forma proativa, fazendo com que a venda seja mais eficaz. Marcela Ayres
Fonte: Exame 08/02/2013
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ABRIL EDUCAÇÃO: Aquisição da Wise Up trará ganhos em sinergia, diz BB
A aquisição da Wise Up pela Abril Educação pode trazer ganhos de sinergia para a Abril, segundo análise divulgada pelo BB Investimentos. "Acreditamos que a operação poderá trazer importantes ganhos de sinergia para a companhia como em materiais didáticos, recrutamento e retenção de professores, além de oportunidades de novos negócios para os franqueados do Red Balloon na realização de franquias Wise Up, e vive-versa, o que poderia acelerar a expansão da rede de escolas, propiciando à companhia a possibilidade de alcançar a liderança no ensino de idiomas", afirma Mário Bernardes, analista do BB, em relatório.
Na sexta-feira, a Abril Educação informou a aquisição da instituição de ensino de inglês Wise Up pelo valor de R$ 877 milhões. Em julho de 2012, a Abril Educação já havia anunciado a entrada no setor de línguas estrangeiras com a aquisição de 51% da rede de ensino Red Balloon por R$ 29,8 milhões.
Na visão do analista do BB Investimentos, a Abril Educação terá a capacidade de aumentar as vendas cruzadas por meio de oferta para os alunos da rede de escolas, sistemas de ensino e cursos.
"Outro ponto positivo é o modelo Asset Light da Wise Up, o que mitiga despesas com depreciação e permite a companhia ter boa geração de caixa, trazendo melhor retorno sobre o capital investido. A oportunidade de expansão geográfica da marca também é mais um dado favorável, considerando que mais de 50% da receita líquida da Wise Up está concentrada em somente três cidades do Sul e Sudeste", comenta o banco em relatório.
O BB pondera que os principais riscos giram em torno de possíveis conflitos entre franqueadores no caso de sobreposições de escolas (Red Balloon e Wise Up), e operacionais inerentes a integração de sistemas, que poderia elevar custos no futuro. Além disso, a sujeição aos órgãos reguladores figura como outro fator de risco ao negócio. Kauanna Navarro
Fonte: Agência CMA 13/02/2013
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O site da Abril disponibiliza apresentação referente a Aquisição da Wise Up Fevereiro de 2013. Abaixo alguns slides extraídos do mencionado documento.
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