Pesquisa - realizada com 400 pequenas e médias empresas do país - mostra que 60% delas consideram adquirir soluções que, de alguma forma, estão associadas ao modelo de cloud computing, embora muitas delas nem sequer tenham noção do que vem a ser serviços na nuvem. Segundo ainda os dados do estudo - contratado pela Websoute, provedora de serviços de Internet - atualmente apenas 30% das PMEs dispõem de uma página na internet.
O levantamento constata que há um potencial de R$ 1,2 bilhão ao ano com os serviços na nuvem, uma vez que 70% das PMEs não possuem nenhum tipo de serviço Web. Destes, o topo do ranking é ocupado por serviços de infraestrutura hospedada, com participação de R$ 649 milhões. A categoria abrange servidores dedicados, servidores privados virtuais ou hospedagem gerenciada.
A presença na internet aparece logo em seguida, com R$ 326 milhões movimentados em soluções de website, registro de domínios, blogs e comércio eletrônico. Comunicação e colaboração hospedadas ficaram em terceiro lugar, representando cerca de R$ 186 milhões. Se comparado aos últimos quatro anos, o Brasil registrou um aumento de 26% em empresas que possuem uma página na web.
"Cresce vertiginosamente o número de pequenas e micro empresas que buscam adotar domínios próprios - como para criar endereços de email com a própria marca. Estes fatores são tidos como essenciais para reforçar suas presenças em mecanismos de busca e para aumentar a credibilidade do negócio", diz Luís Schedel, diretor da Websolute.
Fonte:Convergência Digital 19/12/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário