A Delta Air Lines irá comprar a participação de 49% da Singapore Airlines na Virgin Atlantic por US$ 360 milhões, e concordou com uma joint venture transatlântica com a empresa britânica, expandindo seu acesso ao aeroporto Heathrow de Londres e aumentando a competição nesse mercado crucial.
A parceria, que ainda precisa de aprovação de autoridades, permitirá que as duas companhias aéreas possam expandir suas redes no Heathrow, onde limitações de slots limitam o crescimento, e será similar a que American Airlines e British Airways operam desde 2010.
A Delta "quer dominar o maior mercado de negócios no mundo, que é Nova York", disse o analista Ray Neidl, do Maxim Group. "Você não pode dominar isso sem ter uma forte presença no segundo maior mercado, que é Heathrow."
Com a joint venture anunciada nesta terça-feira, a Delta e a Virgin irão compartilhar custos e receitas em rotas entre o Reino Unido e a América do Norte.
Potencial participação de mercado
Para a Delta, segunda maior empresa aérea dos Estados Unidos em receita após a United Continental, o negócio traz o potencial de elevar sua participação de mercado em rotas transatlânticas, ao atrair mais consumidores que pagam taxas maiores no aeroporto de Londres.
O aeroporto Heathrow, o maior da Europa, está operando próximo da capacidade total, após o governo britânico ter bloqueado sua expansão em 2010.
O presidente-executivo da Delta, Richard Anderson, disse em uma coletiva de imprensa em Nova York que a nova joint venture terá entre 24% e 25% de participação no mercado transatlântico.
A Delta adquiriu participações no Grupo Aeromexico e na brasileira Gol no ano passado.
O empresário britânico Richard Branson planeja manter sua participação de 51% na Virgin Atlantic e manter a marca da empresa fundada por ele em 1984.
"Apesar do Branson dizer que não quer vender sua participação de 51%, mais para frente sempre há a possibilidade de que a Air France, parceira da Delta, possa vir a comprar", disse o analista do Maxim Group.
A Singapura Airlines comprou 49% da Virgin Atlantic por US$ 965 milhões em 1999, mas vinha amortizando o investimento e estava aberta a vender sua participação desde meados de 2011. A companhia tem focado em seus principais mercados, onde opera sob pressão de rivais de baixo custo.Com informações da Reuters
Fonte: Uol 11/12/2012
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