A HFPX Participações, fundo de venture capital de Joinville, adquiriu participação societária na startup Área Central, ferramenta online para gerenciar compras e troca de informações entre uma rede de negócios, associações de lojistas e cooperativas que possuam uma Central de Compras.
O investimento é o terceiro realizado pela HFPX em exatamente um mês: no dia 26 de setembro, a companhia anunciou aporte no website MeCasar.com, ferramenta de indicação, comparação e gerenciamento para festas de casamento.
Com a Área Central, o objetivo é alcançar cerca de 30% de market share do mercado nacional, atingindo aproximadamente 500 redes de negócios, no próximo ano, segundo o diretor do empreendimento, Jonatan Silas da Costa.
Segundo ele, o software Área Central foi criado a partir de demandas apresentadas por empresários de segmentos como supermercados, material de construção, agronegócios e outros.
Baseado em sistema de e-procurement, o software gerencia as compras de bens e serviços por meio da internet, permitindo o acompanhamento das compras desde a captação da demanda.
Para isso, o gerenciador abre o pedido para compras, as lojas preenchem, o relatório vai para a sede onde é feita toda a negociação e a compra do produto final.
Após um prazo as mercadorias são entregues e o lojista ainda pode avisar através da solução se o pedido chegou conforme enviado.
“O sistema faz com que a central de compras consiga manter informado o associado sobre suas negociações, efetuando desde da análise de demanda até a entrega do pedido”, explica Costa.
Segundo ele, o sistema também emite relatórios e gráficos baseados nos dados emitidos por cada associado, com informações que podem ser usadas em decisões gerenciais das centrais de compras.
“O sistema permite o registro de compromissos, envio de mensagens entre associado e central, e contém, ainda, um sistema de chat, possibilitando a realização de fórum de discussões e reuniões online”, finaliza Costa.
Como em seus outros investimentos realizados no último mês, a HFPX não informa o valor do aporte, mas já anunciou um caixa inicial de R$ 20 milhões em recursos próprios para fazer injeções de R$ 100 mil a R$ 5 milhões em até dez companhias este ano.
O CEO do fundo joinvilense, Hugo Fabiano, explica que o mercado digital e de pequenos varejos está no foco da companhia.
“O varejo brasileiro tem se desenvolvido bastante com a entrada de players globais e com a consolidação do mercado através de fusões e aquisições dos grandes varejistas. Isso dificulta em muito o negócio dos pequenos, pois perdem importância para os grandes fornecedores”, avalia o CEO.
Segundo ele, uma das maneiras de os pequenos sobreviverem é a união de forças, em modelos de associações, redes bandeiradas e cooperativas.
Assim, avalia Fabiano, eles conseguem somar demandas de compras e negociar com os fornecedores em igualdade de condição com os grandes players.
“Acreditamos que este segmento de mercado tende a crescer muito nos próximos anos e queremos estar bem posicionados, com o Área Central sendo uma referência no mercado de redes de negócios”, finaliza o CEO. Gláucia Civa
Fonte: baguete 26/10/2012
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