Com atuação em seis ramos de atividade, o grupo Gafor decidiu ampliar as operações e se uniu a uma empresa internacional para contar com uma nova divisão. Resultado da joint venture entre a francesa Norbert Dentressangle e a Gafor Logística, a NDG Logistics será voltada ao serviço de armazenagem de cargas, o que inclui produtos refrigerados.
As operações da nova empresa, com 50% de participação de cada sócio, serão iniciadas até janeiro de 2013 e deverão gerar um faturamento anual da ordem dos R$ 400 milhões no médio prazo, segundo o presidente da Gafor Logística, Sergio Maggi Júnior.
Em entrevista exclusiva ao Valor, o executivo afirmou que seis projetos da NDG estão em andamento, sendo metade com empresas multinacionais e a outra parte com companhias brasileiras. Os projetos terão formatos específicos para os clientes e poderão funcionar nos modelos "build to suit", ou seja, de construção sob medida, de leasing ou aluguel. Desta forma, a nova companhia ainda não tem um investimento definido para operar, já que vai se adequar à demanda.
"Esse mercado tem um potencial enorme. A Gafor já é uma operadora logística, então a nova empresa será um complemento ao grupo", afirmou Maggi.
A NDG Logistics enfrentará a concorrência de empresas já consolidadas no mercado, como AGV Logística, Luft, DHL e JSL.
A ideia é que a empresa esteja preparada para atender todo tipo de carga, a exemplo das atividades executadas pela francesa.
A Norbert Dentressangle atua nos segmentos de transporte, logístca e "freight forwarding" (agenciamento de carga) e teve receita de € 3,6 bilhões em 2011. Ontem, a companhia informou que, nos primeiros nove meses deste ano, sua receita aumentou cerca de 10% em relação a igual período de 2011, ao atingir € 2,901 bilhões, dos quais € 1,313 bilhão da área de logística.
Com atuação nos continentes europeu, americano e asiático, a empresa está presente em 23 países e emprega 33 mil funcionários. Uma fatia de 59% da receita do grupo é obtida fora da França.
Seu portfólio de clientes é variado e abrange empresas de setores como o automotivo, petroquímico, farmacêutico, têxtil, de aviação e de alimentos.
"Vimos a oportunidade de criar um novo negócio e estávamos abertos à união. Somos empresas com os mesmos valores e de origem familiar", disse Maggi, ressaltando que as conversas entre as companhias se estenderam por "alguns anos".
Um ano atrás, a Gafor oficializava um aporte de aproximadamente R$ 70 milhões de um dos fundos da gestora NEO Investimentos, que passou a ter participação de 30% na empresa, num acordo de 10 anos de duração.
E de olho na expansão dos negócios logísticos, a companhia já está colocando de pé os planos de disputar mercado com os grupos Sada e Tegma. Maggi conta que há três meses a Gafor Transporte de Veículos (GTV) começou a atuar e já conta com clientes do porte da dupla Renault e Nissan.
O grupo Gafor nasceu como uma transportadora, em 1951, e hoje atua em seis áreas, com a Gafor Logística, a Arconvert Brasil (de fabricação de autoadesivos), a Gafor Distribuidora (comercialização e distribuição de produtos para a indústria química), a Gafor Empreendimentos Imobiliários, a Maggi Agropecuária e a Gafor Comércio de Veículos.
A Gafor Logística continua a ser a empresa mais relevante do grupo, com 50% de seu faturamento. Segundo o ranking Valor 1000, essa divisão teve receita líquida de R$ 388,5 milhões em 2011. O presidente diz que o grupo como um todo deve ter crescimento de 15% neste ano.
Fonte: Valor / Beatriz Cutait
Fonte: Portosenavios 26/10/2012
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